O ex-ministro e deputado estadual Carlos Minc foi o ilustre convidado do II Seminário de Meio Ambiente, realizado na última quinta-feira, no campus Benjamin Constant da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). O evento, que teve por tema “Legislação Ambiental – Análises e Propostas”, contou ainda com a representante da Secretaria Estadual do Ambiente e Superintendente Estadual de Educação Ambiental, Lara Moutinho, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Peixoto, além de agentes de saúde ambiental, de organizações não governamentais e alunos do curso de Tecnólogo de Sustentabilidade Ambiental, oferecido pela universidade.

Dois importantes projetos para a cidade – o de reativação da ferrovia do Grão-Pará, na Serra da Estrela, e o de construção do Parque Orla do Piabanha, em fase inicial de execução – foram citados por Minc, ressaltando que a participação da sociedade em discussões ambientais é necessária e importante. O deputado lembrou ainda que profissionais na área ambiental têm demanda crescente por órgãos públicos e privados.
Também presente no evento, o vereador Gil Magno, vice-presidente da Câmara Municipal e organizador do evento, ressaltou que Petrópolis, possuidora de inúmeras áreas em risco de deslizamento, deve se incluir no debate. “Petrópolis tem uma responsabilidade enorme em fazer essa discussão, pois nossos dramas e mazelas passam muito pela questão do desenvolvimento sustentável”, diz.
Infelizmente, esqueceram de questionar se a responsabilidade social não é mais um “selo” para se colocar no cartão de visitas. Ótimo trabalho. Não esqueça de dar o crédito para as fotos!
Foi mal. O cego não enxergou que a foto é o Bruno N. Parabéns para ele pelo evento e pela foto.