Cidade

Democratizando a prática do yoga

Levar yoga ao maior número de pessoas possível: um objetivo ambicioso, mas que já dá certo. Esta é a meta do projeto “Todo Dia é Dia de Yoga”, realizado desde outubro de 2009 no jardim do Museu Imperial e que atualmente acontece também no gramado do Palácio Rio Negro, a bela residência presidencial.

A ideia partiu do professor e diretor do projeto, Fábio Goulart. Sua equipe conta também com os professores Cláudia Miranda, Júlio Freitas, Patrícia Stanisz, Raquel Gomes e Simone Jencik, além de Soraia Noel Kreischer, que acumula a função de coordenadora. Três estagiários do Curso Livre de Formação e Aperfeiçoamento em Yoga devem se juntar à equipe em breve.

Professora Patrícia ensina vajra paschimôttanásana, no Palácio Rio Negro (Foto: Natasha Scagliusi)

As aulas gratuitas atraem de 30 a 45 alunos – homens e mulheres de todas as idades. Pelo menos metade deste contingente é composta de alunos regulares: eles relatam benefícios que vão de bem-estar à maior eficiência respiratória, passando pela flexibilidade corporal e melhorias no sono. Em geral, a prática do yoga, mesmo que apenas nos encontros do projeto, resulta em uma melhor qualidade de vida.

Por isso a prática é cada vez mais procurada por diversos grupos etários, já que faz bem para o corpo e para a mente. “Todos podem ser beneficiados pela prática de yoga. O yoga não é uma terapia, muito embora favoreça a saúde. Um professor de yoga ensina filosofia, nos educa a olhar para dentro, nos descobrir, nos conhecer melhor e mais a cada dia, assumindo uma nova atitude diante da vida. Esta é nossa proposta”, afirma a professora e coordenadora do projeto, Soraia Kreischer.

Como se trata de uma atividade física, no entanto, alguns grupos devem evitar excessos. “A prática é contraindicada àqueles que possuem hipertensão, problemas cardíacos, glaucoma, osteoporose, artrose, hérnia de disco e arterioesclerose, entre outras condições”, alerta professora, ressaltando o programa Canções Sagradas da Índia, desenvolvido pelo projeto para que todos possam praticar o yoga, sem restrições, através de elementos que fundamentam o yoga e o tantra. Kreischer também destaca a importância de uma avaliação física antes do início do exercício. “Devemos conhecer nosso próprio corpo, e acima de tudo respeitá-lo. Se a pessoa tem algum problema físico mais sério, antes de iniciar qualquer atividade física – e nisso se inclui o yoga – ela deve procurar um médico para uma avaliação mais minuciosa, para só depois dar início à atividade”.

Ásanas, técnica psicofísica de força e flexibilidade (Foto: Divulgação)

É justamente a possibilidade de benefícios para o corpo que leva muitos a procurar aulas de yoga. Este, no entanto, não é o objetivo fundamental da prática. “É preciso desmistificar essa questão: o yoga não é terapia nem educação física. Através de suas técnicas respiratórias (pránáyámas), técnicas psicofísicas de força e flexibilidade (ásanas), e técnicas de concentração (samyama), o yoga prepara o praticante em todos os níveis para alcançar o estado de unicidade com o Todo. O objetivo principal do yoga é levar o praticante ao estado de samádhi”, explica Soraia, referindo-se ao estado de meditação completa.

O bem-estar físico, entretanto, é inevitável. “Claro que o yoga rende benefícios físicos e psíquicos, isto porque precisamos de um corpo forte, saudável e livre de memórias viscosas para que possamos nos aproximar deste estado de consciência. A prática e a vivência constante do yoga faz com que busquemos uma melhor qualidade de vida, nos alimentemos de maneira mais saudável, respeitemos mais nosso corpo e, como consequência de tudo isso, algumas doenças, que geralmente são de origem psíquica, acabam desaparecendo. Esses benefícios são uma consequência, não podem ser o objetivo final”, conclui.

Nirahasta ardha pakshásana - aula do dia 20 de junho no Museu Imperial (Foto: Larissa Kreischer)

A iniciativa, acolhida pela administração do Museu Imperial desde seu começo, fortalecerá também os laços com o Palácio Rio Negro, cujos auditório e salas poderão ser utilizados para outras atividades do projeto. Em breve, Areal também pode receber as aulas do “Todo Dia é Dia de Yoga”.

A celebração do sucesso não para por aí. O projeto comemorará um ano de atividades em grande estilo, com o lançamento do 1º Festival de Yoga de Petrópolis. O evento, que contará com 10 professores ministrando mais de 20 atividades gratuitas e abertas ao público, acontecerá entre os dias 1 e 3 de outubro. Sinal de que não faltam motivos para comemorar.

Saiba mais sobre o “Todo Dia é Dia de Yoga” no blog do projeto.

8 Comentários

  1. Nathália,
    queria agradecer a você e ao Portal Acontece em Petrópolis, a oportunidade de estar divulgando nosso trabalho.

    Esperamos estar podendo levar a cada vez mais pessoas essa filosofia e cultura milenar do Yoga.

    Muito Obrigada,
    Soraia Noel Kreischer

  2. Parabéns pela reportagem. Muito clara a exposição do que é o yoga e dos seus objetivos. Que nosso projeto continue levando essa filosofia prática a todos os petropolitanos.

  3. Parabéns aos amigos do Todo dia é dia de Yoga pelo merecido sucesso e a você Soraia por divulgar tão bem o verdadeiro sentido do Yoga.

  4. Parabens a iniciativa do projeto “todo dia é dia de yoga” muito legal levar ao publico de forma aberta essa arte milenar tão admitavel, eu estou na aula sempre que posso, adoro o clima ao ambiente aberto é ótimo mesmo.

  5. Parabéns pelo projeto que icentiva as pessoas a procurar na yoga o bem estar fisico e mental.

    Um abraço!

  6. Parabéns a toda equipe da Yoga. O Museu Imperial se orgulha em oferecer ao público petropolitano e disponibilizar seus espaços para atividades dessa natureza. Tudo a ver! Um ganho para todos nós! Bjs.

  7. É muito bom saber que a busca por yoga vem crescendo a cada dia. Esta matéria sem dúvida esclarece ainda mais a profundidade desta filosofia fazendo com que esta busca seja consciente e sempre muito prazerosa.

  8. Gostaria de informações sobre a pratica do Yoga, onde fazer regularmente, etc

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).