O maior prêmio de educação do Brasil foi entregue ao professor de história, Juliano Custódio, da rede municipal de ensino de Petrópolis. Considerado o “Educador Nota 10”, Juliano recebeu em São Paulo, na última segunda-feira (18), o prêmio que tem como objetivo identificar e reconhecer a iniciativa de sucesso educacional de professores e gestores. Desta forma é possível tornar visível para a sociedade a importância do educador na construção de um país mais consciente.
A Escola onde o professor leciona, Monsenhor João de Deus Rodrigues, do distrito de Pedro do Rio, recebeu o prêmio da Fundação Victor Civita, com o projeto “Baú de História: memória da imigração de escravos em Petrópolis”, realizado pelos alunos do nono ano com a ajuda de Juliano.
Para a secretária de educação, Maria Alice Lima essa premiação é de extrema importância para a cidade. “Essa conquista máxima na educação no Brasil pelo professor Juliano Custódio e seus alunos é uma honra para Petrópolis, como também, para toda a comunidade escolar da rede municipal, além de inspirar as atividades docentes nas escolas não só daqui, mas de todo o país”, comenta Maria Alice, que anuncia ainda que o trabalho será transformado em livro.
No total, dez educadores representaram vários estados do país, e mais de 3,5 mil trabalhos foram inscritos. O projeto vencedor teve a finalidade de ensinar a transição do trabalho escravo para o assalariado no fim do século 19, por meio de histórias contadas por seus familiares.
A Equipe Acontece em Petrópolis, entrou em contato com a assessoria de imprensa da cidade buscando uma declaração do professor Juliano Custódio, porém, fomos informados que ele ainda está em São Paulo, a disposição da Fundação Victor Civita. O professor só retorna à cidade na segunda (25) onde será recebido em clima de comemoração por todos os alunos e funcionários da escola.



