O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, anunciou que o governo federal vai liberar R$ 35 milhões para o pagamento de aluguel social para cinco mil famílias de desabrigados daqui, Teresópolis e Nova Friburgo. O aluguel social será pago por um ano.
A partir da próxima terça-feira (18/01), vão ser pagos os benefícios do Bolsa Família relativos aos meses de janeiro e fevereiro e também do Benefício de Prestação Continuada (benefício pago a idosos e pessoas como deficiência) para as pessoas cadastradas nos três municípios.
Por meio de convênio entre União, Estado e municípios, as prefeituras vão iniciar nos próximos dias o cadastramento das famílias nos abrigos. A listagem dos beneficiados será enviada para o Proderj, que vai organizar e digitalizar o cadastro. O aluguel social será pago pela Caixa Econômica Federal, por meio do cartão do Bolsa Família ou ordem bancária, nas agências do banco nos municípios atingidos.
As famílias que tiverem perdido todos os documentos receberão das prefeituras a Declaração Especial para Beneficiários Localizados em Municípios em Estado de Emergência. De posse desse documento, a família cadastrada poderá retirar o benefício em qualquer agência da Caixa. Para quem também perdeu o cartão do Bolsa Família, o procedimento é o mesmo. Para garantir o pagamento dos benefícios, a Caixa está deslocando caminhões que funcionam como agências móveis para os locais afetados de forma mais grave nas três cidades.
*Informação da Ascom da Secretaria de Assistência Social e Direitos