Cidade

Ministro do Trabalho anuncia medidas para recuperar perdas do município

Foto: Divulgação

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, em visita a Petrópolis na última sexta-feira (11), apresentou algumas medidas promovidas pelo Ministério para a qualificação de trabalhadores. O objetivo é auxiliar a cidade a se recuperar das perdas devido às chuvas do dia 12 de janeiro deste ano. O encontro entre o ministro e o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi aconteceu na sede da Subprefeitura, em Itaipava.

Na ocasião, o ministro esclareceu que dentro do pacote de auxílio estará a inserção do Plano Setorial de Qualificação (Planseq). Esta ação vai beneficiar os moradores das localidades atingidas pelas chuvas que tenham perdido seus empregos e que agora poderão participar de cursos de qualificação, com foco principal para a área de construção civil. A expectativa é que cerca de 12 mil trabalhadores em todos os sete municípios atingidos sejam atendidos pelo projeto.

Lupi, também anunciou durante a reunião, a concessão do Bolsa Qualificação. A solução atenderá os trabalhadores de empresas que tiveram suas atividades seriamente comprometidas. Com isso, os empresários suspendem os contratos de trabalho por até cinco meses e nesse período os empregados ficam liberados para participar de cursos de qualificação, conveniados com a Secretaria Estadual de Trabalho. Durante o tempo estipulado, os salários de até R$ 1.010 serão mantidos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

“Essa medida vai evitar um quadro de desemprego crítico, ao mesmo tempo permitirá que as empresas se recuperem. Quando o trabalhador retornar, ele estará mais bem qualificado e a empresa também ganhará com esse sistema, com pessoal mais preparado”, disse o ministro.

Petrópolis também receberá o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Pessoas de 18 a 29 anos recebem uma bolsa de R$ 100 enquanto participam de cursos de capacitação por seis meses. As aulas serão nas áreas de construção civil e de hotelaria.

O ministro ainda informou sobre a construção de um centro de economia solidária para oferecer sustentação e capacitação aos pequenos produtores rurais. De acordo com Lupi, neste local os produtores poderão expor e comercializar seu cultivo, além de obter todas as informações necessárias sobre como recomeçar com suas atividades. Estas ações terão início de forma imediata, tão logo haja os ajustes necessários com o governo municipal.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).