
Nesta quarta-feira (23) será realizada a abertura da Exposição dos Trabalhos do Concurso de Releitura da Vida e Obra de Carlos Oswald, a partir das 17h, no Espaço Vila Vita, prédio no qual o artista morou de 1927 a 1971, em Petrópolis. A exposição reúne mais de 400 trabalhos de alunos de escolas públicas municipais nas categorias artes plásticas e literatura.
Para realizar os trabalhos, os alunos tiveram acesso ao filme Carlos Oswald – O Poeta, a vida e obra do artista e também aos locais nos quais estão expostos os trabalhos desenvolvidos por ele.
Entre as principais obras de Carlos Oswald estão os painéis da Capela Mortuária da Catedral São Pedro de Alcântara e os painéis do Trono de Fátima. Oswald também foi responsável pela execução dos murais e vitrais da Capela denominada Pandeón dos Imperadores, da Capela do Batistério da Catedral, da Capela do Seminário Diocesano de Corrêas, além de contar com vasto acervo no museu de Belas Artes do Rio de Janeiro e do Museu Imperial.
Carlos Oswald foi o pioneiro na gravura em metal como objeto de arte no Brasil e também foi responsável pelo estudo e desenhos do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, detalhados no Naturalismo, partindo depois para o Sintetismo, estilo que gostava de usar em murais de Arte Sacra. Foi também autor da ideia do Cristo Redentor de braços abertos, dando a impressão, visto de longe, de ser uma cruz “plantada” no granito.
O filme sobre a vida e obra do artista também estará em exibição a partir do dia 24 de março, na Sala Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. A entrada para exposição e para o filme é gratuita.
SERVIÇO:
Exposição dos Trabalhos do Concurso de Releitura da Vida e Obra de Carlos Oswald
24, 29 e 31 de março – 13h às 17h
25, 28 e 30 de março – 13h às 17h
Espaço Vila Vita
Rua Carlos Gomes, 42, no Centro (próximo ao prédio da Cruz Vermelha)
Filme – Carlos Oswald – O Poeta
24, 29 e 31 de março – 9h às 11
Sala Humberto Mauro no Centro de Cultura Raul de Leoni
Rua Visconde de Mauá, 350, no Centro



