Já chega a 158 o número de casos confirmados de dengue no município, de acordo com dados levantados pelo vereador Samir Yarak (PSC) junto à Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Destes, 52 casos são de petropolitanos que foram picados pelo mosquito Aedes Aegypti durante visitas a outras cidades.
Durante plenária na Câmara Municipal nesta quarta-feira (30), o vereador informou ainda que o índice de infestação do mosquito é de 1,2%, colocando Petrópolis em estado de alerta, de acordo com a escala determinada pelo Ministério de Saúde. Em Cascatinha foi registrado o maior índice, chegando a 3,7%. Das 133 mil residências vistoriadas por agentes da dengue, foram encontradas larvas do Aedes Aegypti em 57 delas, e ainda 36 outras casas continham larvas do mosquito Aedes Albopictus, que também transmite a doença.
De acordo com o vereador, o número real de casos na cidade pode ser ainda maior, já que os hospitais particulares não têm notificado casos, e pode vir a aumentar exponencialmente. “Sem trabalho de prevenção, o número de casos pode quadruplicar no ano que vem, podendo se transformar em uma epidemia”, declarou.
Em média, 15 pessoas com suspeita de dengue procuram a Vigilância Epidemiológica todos os dias para exames.