
No último dia 17, o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi se reuniu com os líderes comunitários no Centro de Cultura Raul de Leoni. Na ocasião, o secretário de Educação, William Campos, aproveitou para dar início à reunião referente ao setor e recebeu apoio das Associações de Moradores para que o município consiga elevar o número de estudantes nos programas de alfabetização de adultos, de conclusão de ensino fundamental e também ensino médio e para a fiscalização das obras que estão sendo realizadas nas escolas do município. As associações que tiverem interesse poderão abrir pontos de inscrição na própria sede para facilitar as matrículas.
Foi anunciado que estão abertas as matrículas para o Brasil Alfabetizando Petrópolis voltado para adultos que não sabem ler e escrever ou que querem aperfeiçoar. Assim como para EJA, que é o Ensino de Jovens e Adultos realizados nas escolas na parte da noite.
Outro projeto o ProJovem, que é um programa para pessoas com idade entre 18 e 29 anos alfabetizadas e que não concluíram o ensino fundamental. Oferece cursos de qualificação profissional nas áreas de vestuário, turismo e hospitalidade e telemática com uma bolsa auxílio de R$ 100 e vale transporte. O objetivo do projeto é de elevar o grau de escolaridade visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional.
“Vocês acham que matrícula é favor pedindo para um e para outro, mas é obrigação, por isso estamos aumentando o número de vagas nas escolas e creches e não vamos deixar os adultos de fora. Precisamos contar com o trabalho de vocês para verificar o trabalho nas escolas. Vocês são da comunidade e sabem do que ela precisa. Precisamos achar casas que possam abrigar nossas creches porque se hoje temos o Liceu, vamos ter o Liceuzinho e assim vamos fazer com outras escolas”, declarou o secretário.