CidadeEducação

Prova Petrópolis acontece neste sábado

 

Petrópolis ultrapassou as expectativas do MEC ficando com o Ideb de 4,6 em 2009. / Foto: Ascom

Numa iniciativa inédita no município, 7.762 alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio participarão da Prova Petrópolis, que acontece nesse sábado (28), das 9h ao meio dia nas escolas da rede municipal de ensino. Essa é a primeira edição e foi criada com o objetivo de realizar um diagnóstico das práticas pedagógicas do ensino fundamental.

A partir do resultado, será feita uma análise do conhecimento que está sendo absorvido pelo aluno e verificar as deficiências para a realização de novas ações para melhorar o ensino do município, escola por escola.

A Prova Petrópolis permitirá preparar os alunos para a Prova Brasil, que acontecerá em novembro, e aumentar a nota do Ideb que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

“Nossa estratégia é ajudar, por isso, a Prova Petrópolis é só nossa. Será como um check up para diagnóstico, não cobrança. O objetivo é fazer treinamento para quando voltarmos das férias sabermos as áreas que estão bem e aquelas que estão mal. Queremos que o ensino municipal de Petrópolis fique entre os três melhores do Estado e entre os 20 melhores do Brasil”, declarou o secretário de Educação, William Campos.

Petrópolis ultrapassou meta do MEC

A meta prevista pelo MEC para 2009 no 5º ano era de 4,5, e Petrópolis conseguiu ultrapassar ficando com o Ideb de 4,6. Para 2011, a meta prevista pelo MEC é 4,9, mas a Secretaria de Educação definiu no planejamento estratégico uma meta de 5,0.

Já para o 9º ano a meta para 2009 era de 4,0 e Petrópolis ficou com 3,7. Já para 2011 é 4,0, mas a Secretaria de Educação estipulou em 4,5 para a rede municipal de ensino.

Petrópolis tem hoje 29 escolas municipais acima da média Brasil no 5º ano e 16 no 9º ano, e 39 escolas do 5º ano e 20 do 9º ano acima da média Petrópolis. Além disso, 83% das escolas tiveram um crescimento de índice acima da média estimada.

Veja as escolas que tiveram o melhor desempenho na última Prova Brasil, aplicada no fim do ano de 2009:

5º ano

Instituto Metodista de Petrópolis – 6,7
E. M. Roberto Kennedy – 6,2
E. Paroquial da Alcobaça – 6,0
E. M. Heitor Borges – 5,9
E. M. Oswaldo Cruz – 5,8

9º ano
Instituto Metodista de Petrópolis – 5,8
E. Paroquial Nossa Senhora da Glória – 5,3
E. M. Luiz Carlos Soares – 5,2
E. Paroquial Bom Jesus – 5,1

 

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).