Esses dois sentimentos ocupam os pensamentos de muitas adolescentes e também de mulheres maduras, mas elas nunca admitem. Quando o assunto é sentimento, os homens de uma maneira peculiar conseguem lidar melhor com as emoções, e por vezes, deixam as mulheres ainda mais confusas.
Com a proximidade de uma pessoa querida, depois de infinitas trocas de olhares, enfim, acontece o primeiro beijo, os primeiros toques, sensação indescritível que apenas quem já sentiu sabe. Isso é paixão! Desejo incontido, vontade de gritar aos quatro cantos do mundo que “ama”, de querer estar perto o tempo todo, chorar de saudade por apenas um dia sem vê-lo (a). Sentimento avassalador que essa tal de paixão traz.
O amor é mais cauteloso. Ele requer cuidado, atenção, carinho, respeito, cumplicidade nos momentos felizes e, principalmente, nos mais tristes e desesperadores. Amar alguém é ver naquela pessoa todos os defeitos, e ainda assim, achar as qualidades e os motivos para querer estar sempre ao lado dela. Pensar em quando ficarão velhinhos, nos netos, filhos e toda a história que ao longo do tempo vêm construindo.
Mas afinal, qual dos dois é o melhor? Não cabe a nenhum ser humano definir isso. O amor com certeza é o mais nobre dos sentimentos, porque você ama e não tem motivos para amar. Amo porque amo e é simples assim. Já a paixão tem explicações, nos apaixonamos pela novidade, pela cor dos olhos, pelo cheiro. E quando se torna amor, a gente se “re -apaixona” pelas mesmas coisas, com uma pequena diferença, já não é novidade, vira necessidade de ter, o que se sabe pertencer ao outro. Com o tempo a paixão é o tempero do amor, antes ela é a introdução.
Algumas pessoas definem esses sentimentos assim:
Para o estudante de jornalismo, Paulo Junior, de 21 anos, o amor é o sentimento que se cultiva por qualquer pessoa, seja familiares, amigos ou amantes. Já a paixão é momentânea e pode, ou não, se transformar em amor.
A artista plástica, Sandra Checluski, de 29 anos, diz que a diferença entre amor e paixão pode ser explicada em uma palavra, a urgência.
Já para o estudante de Direito, Victor Blanc, de 22 anos, amor e paixão só quem sente sabe o que é.
E você, como define o amor e a paixão?
Legal esse review sobre sentimentos. Eu costumo pensar que amor é um sentimento que faz sentir “bem”; já a paixão às vezes é também um apego e uma necessidade que pode fazer sentir “ruim”. Mas, como tudo na vida, um pouco de excesso é sempre importante para que a gente saiba onde fica o “caminho do meio”. Feliz dia dos namorados!