
Na última sexta-feira (10), pela primeira vez o governo se reuniu com moradores do bairro Quitandinha e adjacências para explicar as vantagens do tombamento do Parque Cremerie.
De acordo com Agnaldo Goivinho, Secretário de Planejamento e Urbanismo, o tombamento do parque irá gerar benefícios com a visibilidade, como seu posterior desenvolvimento, geração de trabalho e renda, além de trazer investimentos. “A recepção dos moradores foi sensacional, demonstrando alto índice de compreensão da oportunidade que a região está tendo”, disse Goivinho.
Já Lênin Ribeiro, presidente da Federação das Associações de Moradores de Petrópolis (Fampe), esclareceu que o objetivo da Federação é preservar a área de Mata Atlântica, os animais, a bacia aquífera e proteger o parque de invasões.
Por meio do decreto nº 517, publicado no Diário Oficial do dia 25 de maio deste ano, o sistema urbano-paisagístico do ponto turístico foi protegido, incluindo lagos, pontes, mobiliários urbanos (com exceção do posteamento) e a mata até sua linha de cumeada, homologando o parecer do Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico.