O prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, acompanhado pela secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, participou de uma reunião na manhã desta terça-feira (21) na sede da Prefeitura de Nova Friburgo para reiterar o apoio financeiro do governo estadual para o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) em Petrópolis e outras cidades da Região Serrana.
Na reunião ficou decidido que o governo federal vai custear 50% das despesas, e o restante será rateado entre o governo estadual e os municípios (25% para cada ente). O GSE, serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros as vítimas de acidentes nas estradas, também será mantido, de acordo com informações repassadas durante o encontro.
“A implementação do sistema vai melhorar muito o atendimento à população. Muitos casos de urgência são resolvidos pelo próprio SAMU, alguns deles nem chegam a ser levados para os hospitais da cidade”, afirmou Mustrangi.
Dos veículos recebidos pela cidade, três ambulâncias são básicas e uma é avançada, mais conhecida como UTI Móvel. As básicas contém oxímetro portátil, desfibrilador externo automático e aspirador. Já a avançada possui, além dos equipamentos da ambulância básica, bomba de infusão, ventilador pulmonar, monitor/cardioversor e detector fetal.
Outra boa notícia é que o Vale do Cuiabá e o Vale da Boa Esperança ganharão uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O terreno já está sendo desapropriado. “Vamos oferecer serviço de saúde com qualidade para todos os moradores daquela região”, ressaltou Mustrangi.
Sou dentista e tenho pós em APS, atenção primária à saúde. Estou me mudando pra Petrópolis e adoraria voltar a trabalhar na rede pública.
SOU TEC. EM ENFRMAGEM E GOSTARIA DE SABER COMO DEVO PROCEDER PARA TRABALHAR NA UNIDADE DO SAMU QUE SERA FEITA EM PETROPOLIS? VAI SER POR CURRICULO? CONCURSO?
Alguma noticia sobre call-center da Samu na cidade? Trabalhei mt tempo no Rio de Janeiro na Samu de lá, seria interessante começar aqui na do rio!
Ops… de Petrópolis!