Neste Sábado (02), a partir das 18h30m, a Cia Brasileira de Ópera apresenta o espetáculo “O Barbeiro de Sevilha” em versão infantil, na Praça da Liberdade (Open Air) dentro da programação do 11º Festival de Inverno de Petrópolis promovido pela Dell’Arte, com entrada franca mediante doação de 1kg de alimento não-perecível.
A apresentação é uma proposta inovadora, com elementos visuais e tecnológicos que nunca antes foram utilizados numa ópera. Apresentada em forma de animação, com cenários e personagens desenhados, o espetáculo com orquestra e cantores em carne e osso interage com os desenhos.
A integração entre cantores, maestro e orquestra com elementos filmados e desenhados produz efeitos cênicos de grande comicidade e teatralidade, inalcançáveis em encenações convencionais.
Baseada em texto teatral homônimo do francês Pierre Augustin Caron de Beaumarchais (1732-1799), O Barbeiro de Sevilha, do italiano Rossini (1792-1868), é uma das mais populares comédias de toda a história da ópera, graças a situações hilárias e a uma música cativante e de comunicação direta como público.
A trama gira em torno dos esforços do Conde de Almaviva, que, disfarçado do estudante Lindoro, tenta conquistar o coração de Rosina. A moça corresponde ao afeto do apaixonado, mas o obstáculo é seu tutor, o Dr. Bartolo, que deseja se casar com a pupila. Para resolver o impasse, Almaviva conta com a ajuda de Figaro, um barbeiro que faz de tudo na cidade: arranja casamentos, ouve confissões, espalha boatos, enfim, um verdadeiro prodígio de imaginação e inteligência.
O Barbeiro de Sevilha é a primeira formação lírica permanente em atividade no país composta por um quadro estável de cantores, maestros e técnicos.
Com o apoio do Ministério da Cultura, do Banco do Brasil e da Petrobras, em 2010, em seu primeiro ano de atividade, percorreu 15 cidades do Brasil, de Manaus a Porto Alegre, atraindo um público de mais de 100 mil expectadores, em cerca de 90 recitas.
Em praticamente todas as cidades por onde passou a apresentação lotou os teatros e atraiu uma enorme atenção da imprensa, tendo chegado a receber o prêmio APCA2010 – Associação paulista dos Críticos de Arte.
Ficha Técnica
Direção Executiva: José RobertoWalker
Regência: Maestro Abel Rocha
Direção de Cena: Píer Francesco Maestrini
Diretor de Animação: Joshua Held
Diretor de Cena Residente: Walter Neiva
Orquestra composta por 24 músicos
Espetáculo completo com 2h50 de duração e 7 solistas no elenco.
Espetáculo especial para crianças com 50 minutos de duração e 4 solistas no elenco.
Serviço:
02 de julho: sábado
18h30m – Praça da Liberdade (Open Air)
Cia Brasileira de Ópera
Espetáculo: O Barbeiro de Sevilha/versão infantil
Entrada franca mediante doação de 1kg de alimento não-perecível
Mais informações no site: www.fipet.com.br