A partir do dia 12 deste mês, a Casa de Cláudio Souza, que pertence ao Museu Imperial, vai ser reaberta e funcionará como centro de cultura e lazer. A solenidade será aberta ao público e acontece às 18h30, com entrada franca.
O evento vai contar com a leitura de peças literárias de autoria do acadêmico Cláudio Souza, tais como dois contos do livro “Sol e Sombra”, publicado em 1945. A leitura será feita pelo historiador, professor e diretor de teatro e cinema Flávio Kactuz.
Leituras de obras literárias, encenação de peças, exposições e outras atividades relacionadas à literatura, ao teatro e à música vão ser eventos periódicos no local, sendo o primeiro a apresentação de uma adaptação de várias obras de Souza, a “Releitura dramática de Cláudio de Souza” que acontece no dia 14 de julho, às 18h30. A atividade será coordenada pelo professor Joaquim Eloy e terá participação de atores do Teatro Experimental Petropolitano.
O espaço, localizado na Praça da Liberdade, contará com um museu-casa, a biblioteca do acadêmico, que estará aberta a consultas do público, e uma galeria para eventos e exposições temporárias. Também vão permanecer na casa as sedes e bibliotecas da Academia Petropolitana de Educação, da Academia Petropolitana de Letras, da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni e do Instituto Histórico de Petrópolis.
SERVIÇO
Solenidade de Reabertura da Casa de Cláudio de Souza
Data: 12 de julho de 2011 – 18h30
Endereço: Praça de Liberdade, 247, Centro, Petrópolis
Entrada franca