O quarteto de chorinho liderado pelo bandolinista Paulo Sá foi a primeira atração petropolitana do 10º Festival de Inverno do Sesc Rio. O grupo se apresentou para uma numerosa plateia no último domingo, no Café Concerto do Sesc Quitandinha.
Composto por Paulo Sá (bandolim), Elísio Freitas (violão), Felipe Depoli (baixo) e Yuri Garrido (bateria), o quarteto está na formação atual há cerca de um ano e se prepara para o lançamento do terceiro disco de canções autorais, todas compostas por Paulo Sá.
No entanto, nenhuma das novas canções constou no repertório da apresentação. “Será uma surpresa”, brincou o bandolinista em entrevista exclusiva ao Acontece em Petrópolis. Paulo Sá tem longa carreira internacional, integrou a Orquestra de Cordas Brasileiras e é um dos poucos bandolinistas, no mundo, com Doutorado em seu instrumento.
Assim, o quarteto se dedicou a executar composições do primeiro e segundo discos (este último, lançado apenas nos Estados Unidos), como “San Diego”, “Nau Frágil” e “Ela Só Diz Que Não Sabe”, além de canções de compositores consagrados, como “Insensatez”, de Tom Jobim, “Forró Brasil”, de Hermeto Pascoal e “Doce de Coco” e “Assanhado”, de Jacob do Bandolim.
O resultado de um árduo trabalho criativo e de ensaios é perceptível. “Para chegar ao palco redondinho, é preciso ensaiar pelo menos dois anos. A gente ainda está trabalhando e tem muita coisa para acertar. É igual jogador de futebol, tem que estar sempre treinando e fazendo o melhor possível para render no palco”, revelou.
As belas composições e o talento dos músicos garantiram os aplausos constantes da plateia e o inevitável pedido de “bis”.
A programação local do festival, aberta com chave de ouro pelo Paulo Sá Quarteto, continua na próxima quarta-feira (13), às 19h, com o violinista Andre Henríquez, acompanhado do guitarrista Rodrigo D’Ávila, apresentando clássicos do jazz. No domingo seguinte (24), às 18h,o Café Concerto recebe o show de chorinho “Meu Chapéu Virou Pandeiro”. Já no dia 27, às 19h, Felipe Depoli volta ao palco do Café Concerto com o Serra Velha Quarteto, tocando jazz. Todos os espetáculos têm classificação livre e entrada gratuita.