O Coral Municipal de Petrópolis completa 35 anos em 2011 e aproveita para comemorar dentro da programação do 11º Festival de Inverno de Petrópolis promovido pela Dell’Arte. A apresentação será nesta quarta-feira (13), às 20h no Theatro D. Pedro. A entrada do evento é gratuita mediante doação de 1kg de alimento não-perecível.
Fundado em 1976 pelo Maestro Ernani Aguiar, o Coral Municipal de Petrópolis foi regido durante 11 anos pelo maestro Gilberto Bittencourt. Atualmente quem responde pelo Coral é o Maestro Paulo Afonso Filho e também coordena os 30 cantores que fazem parte do grupo.
Devido ao repertório eclético composto por diversos estilos e fases da cultura musical mundial o Coral tem atraído a atenção de renomados conjuntos musicais e orquestras, tais como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Camerata de Santa Thereza, Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, a Sinfônica da Petrobrás, com a qual realizou clássicos sinfônicos como a Missa da Coroação e a Missa em Dó menor ambas de Mozart, da Sinfonia nº 3 de Mahler, da Sinfonia nº 4 de Charles Ives, entre outras.
Confirmando o potencial musical de Petrópolis, o Coral Municipal foi convidado e participou da Gravação do cd comemorativo da Orquestra Petrobrás Sinfônica na obra Sinfonia nº 2 Brasília de César Guerra-Peixe juntamente com o Coral da Universidade Católica de Petrópolis. O Coral Municipal dedica-se em especial à música sacra, apresentando-se regularmente nas missas da Catedral S. Pedro de Alcântara – Petrópolis/RJ.
Paulo Afonso Filho, maestro
Paulo Afonso Filho, atual maestro, iniciou sua formação musical aos nove anos em Petrópolis, na Escola de Música Santa Cecília. No Conservatório Brasileiro de Música, graduou-se em Teoria e Solfejo. Estudou violoncelo com Henrique Drach, percussão com José Cláudio no curso técnico da Escola de Música da UFRJ. Na introdução à Regência – Coro e Orquestra – tiveram nomes como Ernani Aguiar e Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Pinto Fonseca. Dirige também os grupos Coral ProTempore, Quartifuza Ensemble especializado em música da renascença e barroco, além do coral da Associação de Parksonianos de Petrópolis e do Coral Juvenil João Carlos. Desde fevereiro de 2001 é o regente do Coral Municipal de Petrópolis, que sob sua direção realizou as obras mais importantes: Missa em Dó Menor e Missa da Coroação, ambas de Mozart – Petrobrás Sinfônica; A 3ª sinfonia de Mahler e a Sinfonia n. 4 de Charles Ives, ambas no Teatro Municipal do Rio de Janeiro – Petrobrás Sinfônica; Motetos funerais de Johan Sebastian Bach – BWV 225, 226 e 227, Concerto em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova, entre outros.