Cidade

Melhorias na iluminação pública do Vale do Cuiabá

Começou nesta segunda-feira (18) uma série de intervenções de instalações, melhoramentos e extensões da iluminação pública do Vale do Cuiabá, como parte extra ao programa Luz da Cidadania, lançado em julho deste ano para levar iluminação a lugares ainda não contemplados.

A princípio serão beneficiadas: Estrada Ministro Salgado Filho, Estrada Aldo Gelli, Estrada do Cantagalo, Estrada Correia da Veiga, Rua Elvira Maria Cabral e Rua Jeni Gomes, com mais de 390 luminárias e lâmpadas do tipo eficiente, que consome menos energia, produzindo maior incidência de luz. Os locais que não possuem pontos de iluminação receberão extensões de rede.

O secretário de Obras conversou com os moradores sobre as intervenções que estão sendo feitas no bairro. “O serviço só teve início agora, pois estávamos esperando o mapeamento da área de exclusão, liberado, na quinta-feira passada (14), pelo Inea”, explicou Stênio Nery dos Santos, se referindo aos resultados do estudo técnico, realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente, que definiu as áreas com alto risco de inundação, no Vale do Cuiabá e nos rios Carvão e Santo Antonio, atingidas pelas chuvas de janeiro deste ano.

As intervenções serão feitas em três etapas: instalação das luminárias; substituição da lâmpada existente pela eficiente; extensões de rede com iluminação pública. A empresa LHN Comércio e Serviços Ltda foi contratada em regime emergencial para a manutenção e implantação de extensão de iluminação pública no município. Para o serviço será disponibilizado um veículo atendendo somente ao Vale do Cuiabá e arredores.

A Rua Elvira Maria Cabral também está recebendo rede de captação de águas pluviais, com 18 metros de extensão, além de drenagem e pavimentação. Somente no Vale do Cuiabá, o governo municipal já instalou mais de mil manilhas. “Para a gente vai ser muito bom porque vai evitar lama em frente de casa, já que o que mais tem aqui é água. Até moto escorrega”, disse Raquel Geraldo Ferreira dos Santos. “Como falta luz a gente até evita sair de casa à noite, mas com a instalação de luminárias vai melhorar”, acrescentou a dona de casa.

O Vale do Cuiabá já recebeu serviços de troca de manilhas, microdrenagens e pequenas contenções de encosta. Os governos federal e estadual lançaram, em junho, um pacote de grandes obras emergenciais que englobam 18 contenções de encostas, 11 pontes e quatro terrenos previstos para a construção de 1.400 aos desabrigados, em Petrópolis. Obras essas que começaram com a desmontagem da ponte da Estrada do Gentio, em Itaipava, na semana passada, e o levantamento topográfico da passarela do Posto 2, em Corrêas.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).