Será assinado nesta quarta-feira (27), às 9h, na nova sede da agência do Banco do Brasil, na Rua Washington Luis, um convênio com a Fundação Banco do Brasil, para a criação de uma Usina de Reciclagem de Entulho (URE) em Petrópolis. A entidade doará cerca de R$ 1,5 milhão em equipamentos e em contrapartida o município investirá R$ 200 mil no projeto.
A usina será instalada na BR-040 e terá capacidade de processar até 40 toneladas de entulho por dia. O objetivo do convênio é agilizar a reciclagem de todo esse material para a utilização do mesmo em obras realizadas pelo governo municipal. Com o reaproveitamento destes resíduos serão produzidos bloquetes e outros materiais derivados, além de dar fim ao problema gerado pela inserção deste componente no aterro sanitário de Pedro do Rio, já que o entulho não se decompõe.
Inicialmente, a usina terá assessoria técnica e acompanhamento, realizada pelo Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), que será a responsável pela coordenação dos serviços e manuseio do maquinário feito pelos funcionários.
A Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP) será responsável pela administração do local e pela mão de obra. O prazo estimado para que a Usina de Reciclagem de Entulho (URE) de Petrópolis esteja em funcionamento é de quatro a cinco meses.
Estarão presentes ao evento o Superintendente do Estado do Rio de Janeiro do Banco do Brasil, Tarcísio Hubner e o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit.
Boa tarde!
Alguma noticia sobre a Usina de Reciclagem de Entulho de Petrópolis? Já foi construída, está em operação?
Obrigada!