Os atletas da Pé de Vento/MEP treinam de segunda a segunda, exceto nos dias de competição. Para manter o nível de excelência exigido pela equipe, uma das principais do Brasil, o treinamento é puxado e o que atletas correm em um mês seria suficiente para ir a São Paulo.
“O treinamento deles é bem forte. A única folga é no sábado à tarde. Esse nível de dedicação é o que deixa os atletas bem preparados para qualquer prova”, destaca o técnico Henrique Viana.
De acordo com o cronograma de treinos, de segunda a quarta-feira, eles correm 10 quilômetros de manhã e 10 quilômetros à tarde. Na quinta-feira, pela manhã, são 28 km e à tarde, 10 km. Na sexta, o exercício matutino é de 15 km, e o vespertino de 10 km. Aos sábados, percorrem 10 km. E no domingo, ou competem, ou fazem um treino de 12 km. Os exercícios não são apenas de corridas diretas, entre eles têm os tiros e as corridas intervaladas.
No final das contas, por mês, a distância percorrida pelos atletas soma 580 quilômetros. São 145 km por semana, quando não disputam provas. Em finais de semana com maratona, por exemplo, chegam aos 175 quilômetros.