Esporte

Plano Municipal de Esportes e Lazer é apresentado

A cerimônia de apresentação do Plano Municipal de Esportes e Lazer (PMEL) acontece nesta terça-feira (16), quando a sociedade tomará conhecimento dos trabalhos realizados para diagnosticar as virtudes e os defeitos de ambas as áreas em Petrópolis.

As atividades começam às 15h, na Praça dos Expedicionários (em frente ao Teatro Municipal D. Pedro), onde haverá apresentações interativas, tais como: de capoeira, dança, ginástica artística e karatê. Também está programada a instalação de tendas para a oferta de serviços que possam esclarecer a população sobre diversas modalidades.  Os eventos são gratuitos e livres para todas as idades.

Logo após, a partir das 18h, Carlos Lancetta apresenta o PMEL, fruto de longas e profundas pesquisas e discussões públicas baseadas em nove eixos que envolvem, basicamente, além do esporte e lazer, conceitos de cidadania, qualidade de vida, profissionalização, ciência e tecnologia, economia, entre outros. A proposta é traçar uma política eficaz de longo prazo (até 2020) para investimentos que contribuam para o bem-estar e a formação dos petropolitanos, pois o documento vai além de práticas tecnicistas.

Para identificar a realidade diagnosticada, foram feitas reuniões no Centro e nos distritos.  A sociedade teve liberdade para fazer elogios, reclamações, dar sugestões e opiniões sobre o PMEL. Além da participação individual dos cidadãos, 124 instituições contribuíram para o Plano, que inclui a seleção de 113 projetos.

Uma das ideias é aproveitar os turnos em que os alunos não têm aulas para oferecer atividades que intensifiquem o processo de formação, até mesmo porque nestes períodos os pais dos estudantes costumam estar no trabalho e acompanhar menos as tarefas dos filhos. Outra medida é levar programas de esporte, lazer e cultura para as comunidades, que, em geral, carecem destes tipos de prática. Lancetta lembra que todas as iniciativas precisam ter valor agregado, associadas à educação, ética, cidadania, política e capacitação profissional, por exemplo.

Entre outros objetivos, o Plano prevê a implementação de um calendário municipal esportivo, o apoio aos atletas e, também, a formação de uma infraestrutura, inclusive, para receber delegações de modalidades olímpicas. Até o fim do ano, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) dará retorno sobre a proposta da cidade para acolher equipes de 12 modalidades para os jogos de 2016.

Sociedade ainda pode sugerir mudanças no PMEL

A atual versão do PMEL ficará disponível na internet (http://cmelpetropolis.ctallen.com.br) entre os dias 17 de agosto e 02 de setembro para apreciação pública, podendo, portanto, sofrer sutis alterações, de acordo com sugestões de aperfeiçoamento. Em seguida, o projeto segue para o gabinete do prefeito Paulo Mustrangi, que enviará o documento para a Câmara Municipal de Petrópolis. Aliás, Carlos Lancetta tem atuado junto aos parlamentares para promover mudanças na Lei Orgânica do Município, com o propósito de garantir mais investimentos que estimulem o esporte e o lazer na cidade.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).