Cerca de 12 mil pessoas, entre estudantes, pais e público em geral, participaram nesta quinta (01), pela manhã do desfile cívico de Corrêas, que abriu oficialmente a Semana da Pátria em Petrópolis. Em clima de festa, a população prestigiou as 17 escolas da região e adjacências, entre Centros de Educação Infantil (CEIs) e unidades de Ensino Fundamental. O desfile contou com a participação da banda do 32° Batalhão de Infantaria Motorizado. Amanhã, dia 2 de setembro, o desfile cívico ocorrerá na Posse.
A criatividade das escolas pontuou o primeiro dos sete desfiles em comemoração à Independência do Brasil. Sob a orientação da Secretaria de Educação, de levar às ruas um desfile mais lúdico, as unidades de educação do município inovaram este ano. A preservação do meio ambiente foi abordada por alguns dos CEIs, como o Barreto Moura e o CEC (Centro Educacional de Corrêas), que trouxeram faixas e cartazes com frases alusivas à preservação da natureza. Outra unidade que se destacou foi a Escola Municipal Magdalena Tagliaferro, que fez homenagem à pianista. Já a escola Amélia Antunes Rabello, utilizou o tema sugerido pela Secretaria de Educação – “Verás que um filho teu não foge à luta”, e apresentou as profissões dos brasileiros que constroem o país. “Foi bastante inovador o desenvolvimento da temática pelas escolas. Elas se apropriaram do tema de maneira bastante diversificada e criativa”, declarou Deise Goettnauer, chefe da divisão de desenvolvimento cultural da Secretaria de Educação.
O desfile foi aberto após o hasteamento da bandeira do Brasil, feito pelo secretário de educação, William Campos, sob a execução do Hino Nacional pela banda do 32° Batalhão. A bandeira de Petrópolis ficou a cargo do assessor de relações institucionais da Prefeitura, Wilson Franca.
O secretário William Campos, que narrou o desfile juntamente com o locutor oficial Ney Carvalho, propôs ao público um minuto de silêncio pelas vítimas das chuvas de 12 de janeiro na entrada da Amélia Antunes Rabello, que fica localizada em Madame Machado, uma das áreas atingidas. “Fiquei muito emocionada com tudo o que aconteceu, mas temos que seguir em frente”, declarou a dona de casa Samira Rosa, que prestigiou o desfile na Rua Princesa Dona Paula.
A emoção também tomou conta do público com o desfile da banda da Escola Municipal Paulo Freire, formada por alunos com necessidades educativas especiais e criada pela musicista Fátima Brasil. A banda, regida pelo maestro Danilo Henriques, é composta por 50 alunos da unidade, além de estudantes convidados.
O público mostrou entusiasmo durante a apresentação das escolas em Corrêas, aplaudindo e incentivando as que participaram do momento cívico. “Foi um desfile muito bonito”, declarou Claudia Silva, mãe de aluno. Já o secretário William Campos declarou ter ficado muito contente com a participação da população e das escolas. “O desfile é da Pátria e a Pátria são as nossas crianças, que representam o futuro”, disse.
Haverá desfiles ainda na Posse (02), Alto Independência (03), Cascatinha (04), Alto da Serra (05), Pedro do Rio (06) e Centro (07).
Pracinhas são homenageados no Centro
A tradicional homenagem aos pracinhas na Semana da Pátria foi realizada hoje (01) pela manhã na Praça dos Expedicionários, no Centro, com a colocação de uma coroa de flores no monumento em homenagem aos combatentes da 2ª Grande Guerra. A cerimônia contou com as seguintes participações: comandante Do Val, do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado; capitão das forças aéreas Alex Aloisio, representando o Cindacta; Deise Fagundes da Rosa, presidente da FEB; do ex-pracinha Alcino Papoula; do professor William Campos, secretário municipal de Educação; Leandro Vianna, secretário de Meio Ambiente; Sheila Carvalho, chefe de gabinete; Anderson Juliano, presidente da Comdep; e Aloisio Robalinho, administrador do Palácio Rio Negro. O hasteamento das bandeiras foi feito ao som do Hino Nacional, executado pela banda do 32° BMTz.