Embora Petrópolis apresente baixos índices de infestação do mosquito da dengue, quando comparado a outros municípios, a cidade não está imune à doença. É por isso que a Secretaria Municipal de Saúde apresenta o Plano de Contigência para Dengue no Município de Petrópolis (2011-2012).
O lema da campanha é “Não deixe a dengue subir à serra neste verão!” e para mobilizar a população, serão divulgados dois vídeos na televisão e vão ser distribuídos folhetos com informações sobre o Aedes Aegypti.
O mosquito da dengue coloca seus ovos em água limpa e parada, e por esse motivo é importante manter bem tampados quaisquer recipientes, como caixas d’água, cisternas, garrafas vazias, latas de lixo e mesmo a tampa do vaso sanitário.
Ao detectar ou desconfiar de focos de mosquitos, ligue para os telefones 2231-0841 ou 2291-1594, das autoridades sanitárias.
Sintomas
Se você ou alguém da sua família sentir algum dos sintomas abaixo, procure rapidamente a unidade de saúde mais próxima da sua casa: febre alta, dor nos olhos, dores de cabeça, cansaço e falta de apetite, dores nas juntas e nos músculos e manchas vermelhas pelo corpo. Na forma mais grave, há hemorragia intensa que pode levar, inclusive, à morte.
Não tome remédios por conta própria, evitando principalmente os que contém ácido acetil-salicílico (por exemplo, AAS, aspirina etc.) É muito importante tomar bastante líquido.
Mais informações em: http://www.riocontradengue.com.br/conteudo/index.asp