As pancadas de chuva de verão são comuns nos primeiros meses do ano, mas devido ao volume pluviométrico num curto espaço de tempo causam alagamentos e deslizamentos. Porém, há algumas medidas que podem ser tomadas para minimizarem os danos e evitarem transtornos ocasionados por estas pancadas.
Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil, entre as principais medidas preventivas estão: a instalação e limpeza das calhas de chuva nos imóveis, o direcionamento correto do lixo e a captação das águas pluviais, que incidem no terreno para as galerias.
Confira outras medidas:
– Não desmate, pois as árvores e outras vegetações servem para conter os deslizamentos. Mas fique atento: bananeiras concentram muita água e têm raízes rasas. Procure orientação técnica, na Secretaria de Meio Ambiente.
– Antes de construir, procure um técnico para orientar sobre a obra e regularize-a junto aos órgãos responsáveis.
– Evite fazer cortes nos barrancos e movimentação de terras durante o período chuvoso.
– Canos de água com vazamento, esgoto a céu aberto, valas obstruídas e acúmulo de lixo contribuem para os deslizamentos de terra.
– Trincas no chão e nas paredes indicam problemas de estrutura e risco de queda. Muros com estrutura estufada podem estar relacionados a movimentação de terra e, portanto, com risco de queda.
– Fique atento para sinais de perigo, como árvores, postes ou muros inclinados, rachaduras ou trincas no terreno e água barrenta descendo do terreno.
– Sempre que necessário, entre em contato com a Defesa Civil de Petrópolis, pelo telefone 199, e solicite sua vistoria preventiva, após observar qualquer sinal de risco. Retire seu relatório de ocorrência/RO, na Defesa Civil e siga as orientações técnicas recomendadas.