Nesta semana, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) recebeu os candidatos Rubens Bomtempo (PSB), Nelson Sabrá (PDT) e Alex Dias (PSOL) para que apresentassem propostas para o setor turístico na cidade.
O evento foi resultado de carta enviada pelo PC&VB a todos os candidatos, expressando as necessidades do segmento turístico no município. Cada um dos três convidados tinha uma hora e meia de explanação individualmente, respondendo perguntas feitas pelos presentes.
Confira abaixo, as principais declarações daqueles que concorrem ao cargo de chefe do executivo municipal:
Rubens Bomtempo (PSB)
“Pretendemos criar um plano de metas, a fim de avaliar os recursos atuais e aumentar o orçamento destinado ao Turismo. Ainda não escolhemos o gestor da pasta, mas, sem dúvida, ela deve ser entregue a um técnico, alguém que realmente entenda sobre o assunto. Acredito que uma das possibilidades é fazer essa gestão pelo COMTUR, que assim como outros Conselhos será deliberativo. Um dos projetos prioritários é o Centro de Convenções. Outra ideia é construir um Teatro em Itaipava para maior fomento cultural na região. Para a ocupação irregular, coleta, descarte de lixo e abandono de animais que tanto afetam moradores e turistas, pretendemos construir uma proposta socioambiental coerente e possível, pensando no futuro de Petrópolis, retomando os agentes ambientais e criando um batalhão florestal para fiscalizar com mais rigor. A Coordenadoria do Bem-estar Animal estará diretamente ligada ao gabinete do Prefeito, auxiliando na discussão sobre o castramóvel e outras ações com a rede de proteção animal”.
Nelson Sabrá (PDT)
“O nosso objetivo é separar as pastas Cultura e Turismo, sendo que o comandante sairá do PC&VB. Além disso, criaremos o Museu da República, no Palácio Rio Negro, e um museu na Casa do Barão de Mauá, que já foi desapropriada. Também queremos desapropriar e resgatar os Cinemas Capitólio e Petrópolis. Interviremos nos engarrafamentos em Itaipava, que geram péssima impressão aos turistas e atrapalham a vida dos moradores. Vamos retirar o ‘guard rail’ que atrapalha o acesso antes do pedágio de Areal. Araras e Nogueira serão transformadas em distritos e haverá um subprefeito em cada localidade. Haverá comunicação por rede intranet, com realização frequente de conferências entre as comunidades e secretários. Quanto ao lixo, é preciso deixar tudo limpo, cheiroso e higienizado. Iniciaremos por Itaipava e outros distritos, a instalação das lixeiras subterrâneas e acabaremos com os caminhões compactadores e seu cheiro de lixo na porta dos restaurantes. Vamos criar também uma secretaria para acompanhar as políticas em favor da saúde animal. Com relação ao alto tráfego de caminhões na BR040 permitido pela CONCER, há necessidade do gestor se impor frente a este e outros órgãos como DNIT e INEA”.
Alex Dias (PSOL)
“O Secretário de Turismo ainda não foi anunciado, por conta deste encontro. Esperamos uma indicação do PC&VB para escolher alguém gabaritado para o cargo. É necessário que sejam criados mais circuitos na cidade para fortalecer o turismo. Acredito que a Fábrica Dona Isabel seria uma boa solução para as formaturas que não estão sendo realizadas no Quitandinha, neste momento. É preciso explicar para o morador sobre a importância de receber bem o turista. Faremos intervenções preventivas na cidade visando moradores e turistas, como por exemplo, trocar a tinta utilizada na faixa de pedestres, que é bastante escorregadia em dias de chuva, para que o turista não sofra um acidente e precise ir parar no sistema de saúde do município. Seremos enérgicos em cobrar da CONCER com relação ao pedágio caro, estradas perigosas e ausência de câmeras de segurança, pois os crimes realizados nas estradas de acesso prejudicam a imagem da cidade. O Prefeito também precisa ter pulso para evitar e fiscalizar as ocupações irregulares. Para amenizar o problema, uma possibilidade é edificar habitações em terrenos não acidentados como acontece na Grécia e Venezuela”.
Os candidatos Paulo Mustrangi (PT) e Bernardo Rossi (PMDB) ainda não confirmaram presença antes de 07 de outubro, dia de votação para o primeiro turno.
Um Comentário