Foto: Mariana Rocha
Quatro décadas serão resumidas em quatro horas. No dia 25 de novembro, a partir das 16h, na Praça da Liberdade, o povo que anseia por boa música se encontrará para celebrar “40 anos de Rock’n Roll”. Será uma viagem no tempo acompanhada de alguns dos melhores músicos de Petrópolis e figuras lendárias como Gus Monsanto revivendo os clássicos dos anos 80 e Pestana, da Voodoo Soup, com o melhor da década de 70. Além disso, uma das bandas comemora nesta semana uma década de carreira. A Memphis Belle trará os anos 60 de volta para Petrópolis e neste encontro tocará com o seu primeiro vocalista, Guido Martini. E, para fechar a noite, a Fog Session, com os anos 90.
As atrações são muitas e diversificadas, marca registrada dos eventos produzidos pelo grupo Solstício. Segundo um de seus criadores, João Felipe Verleun, é uma amostra da cultura petropolitana: “A alegria de promover esses eventos em espaço público é dar a oportunidade, sem restrições, para que qualquer um possa assistir, conhecer e interagir com os artistas, afim de promover a movimentação cultural da cidade e o local, devido à revitalização promovida pelo Solsticio”, conta. A mensagem passada pelo grupo cada vez mais é compartilhada por artistas da cidade.
Este foi o caso do músico Gus Monsanto, que foi como espectador na primeira edição do evento Solstício do Som e ficou com… muita raiva. “Fiquei chateado porque ninguém me chamou! E disse ao João: ‘Antes de mais nada, eu sou petropolitano, quero ajudar’. Eu acho que a coisa começa em casa, temos de apoiar a cultura da cidade, que é tão rica”. Acompanhado de ótimos músicos, Gus Monsanto subirá ao palco neste domingo. Além de clássicos dos anos 80 como Bon Jovi e Guns N’ Roses, tocará também músicas do Deep Purple e Led Zeppelin, que são canções que, segundo ele, o público sempre pede para tocar.
O PALCO SOLSTÍCIO
Em sintonia com o Movimento pelo Corredor Cultural de Petrópolis, na 3ª edição (dezembro de 2011) o evento foi realizado na Praça Dom Pedro por ser considerado um ponto de confluência estratégica no Centro da Cidade. Porém, o grupo Solstício ainda procurava um local que recebesse melhor o público que não parava de aumentar. E com isso, resolveu transferir o festival para o palco da Praça da Liberdade, um canto que jamais, ou quase nunca, foi utilizado antes. O local serviu como uma luva para as ambições do grupo: revitalizou um espaço, conseguiu acomodar o público do Solstício tranquilamente, além de não afetar o cotidiano e o fluxo da cidade em si.
O palco, que antes não tinha nome, passou a ser chamado de “palco Solstício” e é um símbolo da movimentação cultural que Petrópolis ganhou a partir da determinação de pessoas que queriam ver sua cidade revitalizada.
Serviço
Data: 25 de novembro de 2012
Horário: 16h
Local: Praça da Liberdade, Centro.
Bandas: Memphis Belle, Voodoo Soup, Gus Monsanto e Fog Session.
Evento gratuito