Cidade

Hospital Alcides Carneiro volta a funcionar

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com dez leitos do Hospital Alcides Carneiro (HAC) foi reativada; o hospital está reabastecido com insumos e medicamentos; o 13º salário dos funcionários do Sehac foi pago, a enfermaria de cirurgia foi ativada e a maternidade ganhou mais leitos.

“A prioridade é a saúde e vamos continuar somando esforços para que o maior hospital público da cidade volte a oferecer os serviços na sua plenitude à população. Ver o hospital reabastecido, as pessoas sendo atendidas novamente e a maternidade com seu funcionamento pleno é motivo de muita felicidade. Este é o início de um novo momento para o HAC”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo.

A UTI estava interditada e com à compra de equipamentos e de pequenas intervenções está novamente atendendo os pacientes. O almoxarifado, que há uma semana estava com 30% da sua capacidade, hoje tem 80% de insumos e medicamentos para atender a demanda do hospital. A maternidade ganhou mais uma ala e tem agora 50 leitos para atender com dignidade as gestantes. Os pacientes que fazem cirurgias eletivas e de urgência contam agora com uma enfermaria nova e totalmente equipada. Além disso, a Prefeitura pagou mais de R$ 3 milhões para acertar os salários atrasados dos funcionários do Sehac.

O prefeito também anunciou que nos próximos dias irá implantar no HAC serviços de cirurgia vascular para atender a uma grave demanda do município; aumentar de quatro para dez, o número de leitos da ginecologia, e ainda, num curto espaço de tempo, ativar o mamógrafo.

Durante a visita ao hospital, que também contou com a presença do vice-prefeito, Luiz Fernando Vaz, do secretário de Saúde, André Sá Earp, da diretoria do Sehac, de integrantes do Conselho Municipal de Saúde, do presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Silmar Fortes; do procurador geral do Município Marcus São Thiago e da chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, o prefeito destacou que vai construir um orçamento para o HAC baseado em projetos e que a unidade será sustentável.

Rubens Bomtempo conseguiu em emendas parlamentares mais de R$ 5 milhões para a saúde de Petrópolis. Entre os equipamentos que serão adquiridos com esse recurso, está um aparelho de ressonância magnética: “O governo está trabalhando incansavelmente para dar uma rápida resposta aos problemas que a cidade vem enfrentando na área da saúde. Teve vontade e se empenhou para solucionar as principais questões. Como vereador e morador da região fico muito feliz de ver esse hospital voltando à ativa”, disse Silmar Fortes.

Logo após tomar posse, Bomtempo realizou uma vistoria técnica no HAC e decretou estado de calamidade pública na saúde. Bomtempo encontrou a UTI fechada, a maternidade superlotada e o hospital desabastecido. Além disso, Bomtempo solicitou ao secretário de Saúde a abertura de uma sindicância para apurar outros problemas graves na rede, como o não funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), inaugurado pelo governo anterior sem qualquer estrutura.

Das três ambulâncias que chegaram para o SAMU há dois anos, duas já estão quebradas. Apesar da inauguração, não houve contratação de profissionais, compra de mobiliário nem aquisição de outros equipamentos para o início do atendimento.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).