Em reunião entre a prefeitura, secretários e representantes de empresas subconcessionárias de serviços públicos foram apresentadas as medidas tomadas desde o início do ano, para garantir o atendimento imediato no caso da ocorrência de chuvas.
“É preciso promover a união entre os órgãos, garantindo uma rápida resposta para a população em momentos críticos. Todos os órgãos precisam estar preparados”, disse o prefeito.
No encontro, a Defesa Civil apresentou slides sobre as Unidades de Proteção Comunitárias – “A expectativa é que entrem em funcionamento a partir de abril. Um total de 42 agentes estão sendo preparados”, conta Rafael Simão, coordenador da Defesa Civil.
Um representante do DRM – Serviço Geológico do Estado, também participou da reunião e revelou que a partir da próxima semana, em parceria com a Defesa Civil, o órgão começará o levantamento geotécnico do município, com o objetivo de realizar um mapeamento fidedigno dos riscos da cidade.
Além disso, Bomtempo pediu um trabalho conjunto entre a Ampla e Comdep, para garantir mais agilidade na poda de árvores, impedindo que a vegetação se aproxime da rede elétrica e consequentemente, provoque quedas de energia.
Um próximo encontro ficou marcado para o dia 25 de abril, para entrega de um relatório final com um balanço do período de chuvas e o que foi produzido, incluindo o projeto de criação da secretaria de Defesa Civil. A ideia é manter o calendário de reuniões ao longo do ano, pois depois do período de chuvas, há a estiagem, que é um dos fatores causadores de queimadas.