CidadeEducação

Museu Imperial realiza mesa redonda sobre a Abolição nesta segunda-feira

Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a chamada Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. Em comemoração aos 125 anos da lei, o Museu Imperial realiza, nesta segunda-feira (13), às 14h, a mesa redonda “A Abolição em revista”. O evento terá entrada gratuita e acontecerá no Cine Teatro Museu Imperial.

Na mesa, estarão dois especialistas com diferentes visões sobre a Abolição. Com mediação do diretor do Museu Imperial, professor Maurício Vicente Ferreira Jr., os convidados Eduardo Silva, pesquisador da Fundação Casa Rui Barbosa, e Bruno de Cerqueira, diretor do Instituto Cultural D. Isabel a Redentora, irão debater o contexto social, político, econômico e cultural da época, bem como os papéis de cada ator social no movimento que culminou na libertação dos escravos no Brasil.

Na ocasião, também será inaugurada a exposição de Ikebana “A simbologia da camélia na História e na Arte”, com coordenação da historiadora do Museu Imperial Claudia Costa e apoio da Academia Sanguetsu. A mostra ficará no saguão de entrada do Cine Teatro até o dia 19 de maio.

“O objetivo é promover uma reflexão através do diálogo entre a história e arte, utilizando a flor e a poesia como ferramentas de provocação de lembranças e de fatos que levaram ao estabelecimento de uma mudança social no Brasil no século XIX. Representaremos com beleza e sensibilidade esse momento da nossa história, resgatando símbolos e personagens que foram atores desse período”, afirma Claudia Costa, lembrando que a camélia era, no século XIX, o símbolo do Movimento Abolicionista.

A mesa redonda e a exposição fazem parte da programação do Museu Imperial para a 11ª Semana Nacional de Museus, que acontece em todo o país de 13 a 19 de maio, com o tema “Museus (memória+criatividade) = mudança social”.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).