Foto: Evaldo de Carvalho Macedo
Nesta última terça-feira (2), durante reunião com a Defensoria Pública e a ONG AnimaVida, o prefeito Rubens Bomtempo anunciou que vai enviar à Câmara de Vereadores o projeto de lei que cria a Coordenadoria do Bem-Estar Animal, que terá a função de fiscalizar, reorganizar, agilizar e articular as ações com todas as secretarias envolvidas com esse serviço na cidade.
Durante a reunião, Bomtempo também destacou que está trabalhando para reforçar a regulamentação do serviço turístico das charretes e fazer valer as normas instituídas no documento: “Se os charreteiros não cumprirem as normas terão imediatamente a extinção das licenças do serviço, assim como aconteceu com o proprietário do cavalo que passou mal no dia 11/6. Não seremos coniventes com os maus tratos”.
A prefeitura iniciou o exame clínico e laboratorial de todos os 55 cavalos envolvidos no serviço para avaliar as condições de saúde de cada animal. O Falcão já tem destino certo: assim que estiver totalmente recuperado irá para a “Fazendinha”, no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava. Lá o Núcleo do Bem-Estar Animal vai desenvolver ações educativas e ambientais com os visitantes e estudantes da rede municipal.
O prefeito também disse que vai apurar uma denúncia da presença do trabalho infantil no serviço de charretes em Nogueira e no Quitandinha. O caso será levado ao Conselho Tutelar para ser verificado.
Um Comentário