Agenda culturalCultura & Lazer

Curta budista é exibido na Casa de Cláudio de Souza seguido de debate com o cineasta

Na próxima quinta-feira (29), a Casa de Cláudio de Souza recebe o evento “O budismo e a montanha”, onde será exibido o curta “O Zen e a Roraima”, do cineasta Ricardo Braun, seguido de um debate, a partir das 20h.

Na primeira parte do evento, Miguel Berredo fará uma entrevista sobre a experiência da subida no Monte Roraima, sobre o budismo e sobre a arte de filmar. Num segundo momento, haverá a exibição do documentário seguido de um debate com os presentes.

Um dos lugares mais antigos do planeta, com formações geológicas exóticas, o Monte Roraima marca a divisa dos três países da América do Sul: Brasil, Venezuela e República Guiana. O lugar tem atraído a atenção de turistas, aventureiros, biólogos, antropólogos, místicos e todos aqueles que buscam o reencontro consigo mesmo e com a origem da vida no planeta. Sua idade geológica é estimada em mais de 2 bilhões de anos, com flora e fauna endêmicas.

Ricardo Braun é biólogo e cineasta. Trabalha há 30 anos com a questão de meio ambiente para organizações nacionais e internacionais. Atualmente é professor do MBA em Construções Sustentáveis do INBEC / UNICID / GBC. Publicou livros e artigos sobre sustentabilidade, participou de diversas expedições de estudos e filmagens na Amazônia, África e Escócia, além de coordenar o Projeto Olhar da Natureza sobre filmagem de ecossistemas e ambientes sociais. É praticante de Meditação Zen há mais de 25 anos.

Miguel Berredo é estudioso do budismo há mais de 20 anos. Nos últimos 5 anos, foi residente em tempo integral no Centro de Estudos Budistas Bodisatva, no Rio Grande do Sul, onde trabalhou como coordenador de Comunicação. É editor do site Bodisatva – Um Olhar Budista e coordenador das redes sociais do Centro de Cultura Tibetana, Espaço Shiva e Shiva Ashram Brasil. É facilitador de grupos de estudo e meditação budista.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).