Foto: Evaldo de Carvalho Macedo
O Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente (antigo Centro de Saúde Coletiva) vai passar por uma ampla reforma, além de receber investimentos como a compra de novos equipamentos, contratação de recursos humanos e a presença da Guarda Civil.
Entre as melhorias que serão realizadas está a troca do piso, pintura externa e interna, revisão da parte elétrica e hidráulica, otimização dos espaços internos, reforma de algumas salas e acessibilidade. A prefeitura também estuda a possibilidade da compra de um novo mamógrafo para a unidade, permitindo aumentar o número de exames e melhorar a qualidade do atendimento à mulher.
“O Centro de Saúde é referência para muitos atendimentos. Moradores de toda a cidade procuram assistência aqui. Já conseguimos melhorar a estrutura do atendimento aos ostomizados, com a distribuição das bolsas”, disse a diretora da unidade, Marilda Plácido. Segundo o prefeito Rubens Bomtempo, a secretaria de Obras vai fazer o projeto da reforma geral e os outros secretários vão realizar pequenas intervenções na unidade para melhorar ao atendimento e garantir mais segurança e comodidade para os pacientes.
Desde julho, a unidade passa por uma pequena reforma, com a construção de mais uma sala no segundo andar e de um escovódromo. O recurso é proveniente de um pacote de convênios com o governo federal . Ao todo são 11 unidades em reforma, com um investimento de R$ 1.6 milhão. O Centro de Saúde atende mais de 10 mil pessoas por mês. Além dos programas da mulher, da criança, do adolescente, da hipertensão e diabetes, a unidade conta com atendimentos especializados (pediatria, ginecologia, obstetrícia, clínico geral, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, entre outros), com a realização de exames laboratoriais, de mamografia, de ultrassom, de ecocardiograma, do teste do pezinho e do preventivo, além da distribuição de medicamentos e da aplicação de vacinas.