AmbienteCidade

Consórcio de Resíduos Sólidos discute ações no aterro de Pedro do Rio

O secretário de Meio Ambiente, Almir Schmidt, apresentou um balanço das ações realizadas no aterro de Pedro do Rio, durante reunião do Consórcio Público para o Manejo de Resíduos Sólidos da Região Serrana II realizada no fim de agosto. Além de Petrópolis e do governo do Estado, o Consórcio abrange os municípios de Três Rios, Areal, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian e Sapucaia.

Entre as ações de Petrópolis destacadas pelo secretário está a reformulação do sistema de drenagem de águas pluviais, a recuperação dos taludes que estão recebendo cobertura de gramínea, a queima controlada do biogás por meio de “flare” (evitando que o gás metano seja lançado na atmosfera), a coleta e tratamento do chorume pela empresa Águas do Imperador e a contratação de uma empresa para a coleta do lixo hospitalar que está sendo levado para Itaguaí onde é incinerado.

“As adequações estão sendo realizadas desde o início do ano e tudo já está concluído conforme as legislações ambientais”, frisou Schmidt. Ele também citou o pedido de licença de operação do aterro sanitário de Pedro do Rio junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) como um passo importante do governo municipal. O requerimento deve ser analisado assim que o estudo de estabilidade do terreno estiver concluído.

Outro ponto abordado durante o encontro foi a abertura de uma licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pela construção e operação do aterro sanitário do Consórcio, em Três Rios. Segundo Almir, ainda não há data para início do processo licitatório, mas deve acontecer em breve.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).