Foto: Dias & Riedweg
No próximo domingo (6), será inaugurada a exposição “Futebol, o jogo só acaba quando termina”, que ficará exposta no Sesc Quitandinha até o dia 8 de dezembro.
O projeto do Goethe Institut já circulou por Brasília e Salvador, e agora será apresentado pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro, antes de percorrer a América do Sul e finalmente chegar à Alemanha, em 2014. A mostra reúne videoarte, fotografia e arte sonora de 14 artistas de várias partes do mundo que, com o seu trabalho, jogam luz sobre diferentes aspectos dessa que é a paixão nacional e, porque não, mundial.
No Afeganistão, por exemplo, a seleção feminina de futebol treina em um terreno militar protegida dos fundamentalistas muçulmanos por soldados do exército, situação essa captada pelas lentes da fotógrafa Lela Ahmadzai, afegã nascida em Cabul e radicada na Alemanha. As suas fotos foram unidas em uma foto-projeção, um dos destaques da exposição.
Assim como o trabalho de Lela, as demais instalações fazem um apanhado circunstancial do futebol atual e de suas implicações sociais e culturais, tudo isso com uma linguagem atraente e não-linear. Não se trata de uma transmissão televisiva ou um “public viewing” – ao contrário, os artistas distanciam-se ao máximo do espetáculo afirmativo e buscam os lados inexplorados do esporte e o que acontece além dos grandes estádios.
“Não é documentário; não é reportagem. É arte contemporânea, e tem o objetivo de mostrar a diversidade do futebol em diversas partes do mundo”, afirma o curador Alfons Hug, diretor do Goethe-Institut Rio de Janeiro.
Uma das obras promete causar identificação imediata entre brasileiros amantes do futebol. O austríaco Lukas Ligeti omitiu o elemento visual e, com uma instalação sonora, mostra o grito de torcidas captado em estádios do Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Montevidéu. Já Dias & Riedweg (o carioca Maurício Dias e o suíço Walter Riedweg) mostram em vídeo uma “pelada noturna” disputada em uma favela do Rio.
Tendo como co-curadora Paz Guevara, a mostra integra a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 e está aberta à visitação, até 6/12, de terças a sábados, das 10h às 17h, e domingos e feriados, das 10h às 16h.
Artistas:
Pablo Lobato (Brasil), Marina Camargo (Brasil), Dias/Riedweg (Brasil), Gianfranco Foschino (Chile), Álvaro Olmos (Bolívia), Michael Wesely (Alemanha), Lukas Ligeti (Áustria), Muu Blanco (Venezuela), Lela Ahmadzai (Alemanha), Santiago Tavella (Uruguai), Fernando Gutiérrez (Peru), Zhang Qing (China), Mikhael Subotzky (África do Sul).