Cidade

Defesa Civil orienta a população na prevenção de desastres das chuvas

A secretaria de Proteção e Defesa Civil está aproveitando os meses que antecedem o verão para reforçar as orientações à população sobre como se preparar para o período de chuvas. A intenção é reduzir os riscos de desastres provocados por deslizamentos com medidas simples, como colocar calha nos telhados, não jogar lixo nas encostas e não fazer queimadas.

“É importante que as pessoas liguem para a Defesa Civil e peçam informações do que fazer antes do período das chuvas. Antes de acontecer é muito mais fácil tratar o problema”, disse o diretor técnico da Defesa Civil, Ricardo Branco.

Para a prevenção de tragédias, é fundamental que a população também faça a sua parte. Em obras e construções, o proprietário deve contratar técnicos responsáveis, como engenheiros e arquitetos, além de buscar a autorização da prefeitura. Essas medidas são uma garantia de segurança para o morador, já que assim ele saberá se pode ou não construir em um determinado terreno.

O diretor operacional da secretaria, tenente coronel Ramon Camilo, frisa que sempre que houver sinais de instabilidade na casa, no terreno ou no barranco, o morador deve pedir uma vistoria preventiva da Defesa Civil pelo telefone 199. No caso de o imóvel ser interditado, os moradores devem acatar a orientação da secretaria e deixar o local.

“Trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo e água minando da base do barranco são sinais de que a pessoa deve solicitar a vistoria preventiva da Defesa Civil”, disse Ramon Camilo.

A calha nos telhados impede que a água das chuvas vá direto para o terreno, o que causaria erosão e saturação do solo, facilitando o deslizamento no caso de fortes chuvas. Com a calha, o morador dá o destino correto para a água, que passaria a seria a ser canalizada para as galerias pluviais.Também é importante não deixar o solo exposto às chuvas. Por isso, não se deve desmatar, fazer queimadas ou cortes irregulares no terreno.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).