Após as chuvas da última terça-feira (22), uma construção irregular que apresentava riscos para os moradores da servidão 7, na Rua Brigadeiro Castrioto, no Bairro Esperança, começou a ser demolida. O imóvel estava abandonado e foi atingido pelas chuvas desta semana. O muro de uma outra casa na servidão também foi demolido e o proprietário foi comunicado de que deverá realizar a reconstrução.
Os riscos iminentes de desmoronamento foram constatados depois da vistoria feita pela Defesa Civil logo após as chuvas desta semana e no mesmo dia, os trabalhos começaram a ser feitos. Já o muro da casa vizinha, na parte mais baixa da servidão, foi demolido na quarta-feira (23). Dez agentes da Defesa Civil participaram da ação e a previsão é a de que as intervenções terminem nesta sexta-feira (25).
“Decidimos pela demolição para salvaguardar vidas. Havia o risco da construção desmoronar e atingir a casa ao lado. Além disso, o imóvel ficava muito próximo da servidão, e muitos moradores daquela localidade passam por ali. As colunas apresentavam desgastes pelo tempo“, disse o diretor operacional da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Ramon Camilo.
Desde as chuvas de março, 14 imóveis irregulares já foram demolidas, todos com respaldo jurídico e após análise técnica da Defesa Civil. Com a medida, o município atua mais uma vez no sentido de prevenir e evitar riscos de escorregamentos em período de fortes chuvas.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil orienta que a população, antes de construir ou fazer obras, busque a autorização da prefeitura e contrate técnicos responsáveis, como engenheiros e arquitetos. O morador deve pedir uma vistoria preventiva pelo telefone 199, caso perceba qualquer sinal de instabilidade no terreno ou na casa.