Foto: Evaldo de Carvalho Macedo
Modernizando a coleta e o descarte de lixo, estão sendo instaladas coletoras semienterradas, mais higiênicas e menos agressivas, sete delas estão em Araras e outras três em Nogueira e já estão sendo chamadas de “papa lixo”. Discretas externamente, elas possuem tampa e a maior parte do acondicionamento do lixo permanece abaixo do solo.
A previsão é de que cerca de 20 novos equipamentos do tipo sejam disponibilizados às comunidades da região de Itaipava. Outros 80 serão divididos entre Araras e demais pontos estratégicos dos distritos.
As coletoras são fabricadas em plástico em polietileno. Foram adquiridas em dois tamanhos diferentes: com capacidade para três e cinco metros cúbicos de lixo. Todas possuem tampas, eliminando a presença de insetos. “Essas novas coletoras são grandes avanços aos antigos sistemas. Com aparência inovadora ajudam a comunidade a ter a atitude correta no momento do descarte do lixo”, explica Hélio Dias, presidente da Comdep.
A instalação já estava prevista no contrato assinado com a empresa Locar Projetos Ambientais, atual responsável pela coleta de lixo no município. Para o recolhimento do material também é necessário um veículo diferenciado. Um caminhão munk fará o serviço, retirando a “big bag” – um saco em plástico com armação de ferro – que será despejada no veículo de coleta. O trabalho depende apenas de dois funcionários. “Os dias de coleta não serão alterados, como exemplo podemos citar o caso de Araras, onde o recolhimento de lixo é feito às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos”, explica o diretor da Locar, Thiago Lima de Lucena.
Um caminhão Vac All, para a higienização das novas coletoras, já foi adquirido e entrará em funcionamento nesta segunda-feira (18). “Este é um veículo adaptado que fará a sucção do chorume que permanecer no recipiente para ser transportado para um local adequado. As coletoras serão lavadas frequentemente”, frisa o presidente da Comdep.