Cidade

Fundo de Cultura é tema de reunião entre integrantes do Fórum Serrano de Cultura

Representantes de oito municípios integrantes do Fórum Serrano de Cultura vieram à Petrópolis nesta última terça-feira (21), para buscar informações sobre o Fundo de Cultura. Bom Jardim, Cachoeira de Macacu, Carmo, Cordeiro, Macuco, Santa Maria Madalena, Teresópolis e Trajano de Moraes foram as cidades, dentre as 15 participantes do fórum, que enviaram seus gestores da área cultural. Recepcionados pelo diretor de Cultura, Cláudio Gomide, eles realizaram no Centro de Cultura Raul de Leoni, juntamente com os representantes do nosso município a reunião mensal do Fórum que é realizada em uma cidade diferente a cada vez.

“Petrópolis se destaca no grupo de gestores de cultura da Região Serrana por ser o município que mais evoluiu na operação de seu Sistema Municipal de Cultura, o que tem mais experiência”, disse a presidente do Fórum Serrano de Cultura, Sayonara Zeitume, gestora na cidade de Teresópolis. “Esta reunião aqui é ainda mais importante porque viemos participar de uma oficina – a segunda – ministrada pelo gerente financeiro da FCTP, Leonardo C. de Oliveira, sobre como operar o Fundo Municipal de Cultura, um processo novo para os municípios”, acrescentou, referindo-se ao mecanismo através do qual as cidades devem disponibilizar recursos para desenvolver ações culturais ao longo de cada ano.

O Fundo de Cultura de Petrópolis foi um dos primeiros a serem implantados no estado do Rio, logo após a criação dessa possibilidade por lei federal. A cidade conseguiu criar seu Sistema Municipal de Cultura e o respectivo Fundo, que dele faz parte, antes mesmo do próprio município do Rio de Janeiro. É essa experiência, que foi conduzida por Leonardo, pós-graduado em Gestão Pública Municipal pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ), que agora vai servir de exemplo aos demais municípios serranos. “Como implantamos o nosso fundo antes dos demais municípios, já conseguimos vencer alguns desafios que eles estão enfrentado agora”, declarou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).