Durante a última reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, ocorrida na última semana, foi anunciada a destinação de cerca de R$ 680 mil à instituições assistenciais e a intensificação do processo eleitoral da sociedade civil para compor a nova diretoria.
Ao todo, 17 instituições registradas no conselho foram beneficiadas com o recurso. Cada uma delas irá receber cerca de R$ 40 mil para garantir a execução dos projetos apresentados e aprovados em plenária ao longo de 2013. As instituições que serão beneficiadas com o recurso são: ABEMI, Sadias, AJA – Projeto C3, Amigos da Mata, Oblatas, Pestalozzi, Amparo, Comac, APAE, Creche São José Itamarati, Saúde Criança, GAAPE, Terra Santa, Instituto dos Meninos Cantores, CDDH, Sefras e Colégio Santa Catarina.
Cerca de 60 pessoas participaram da reunião, onde também foi discutida a exposição itinerante “280 Dias: Adolescência e Gravidez”, que será realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e executada pela Faculdade Artur de Sá Earp.
Durante a reunião, foi feita ainda a apresentação das ações do município sobre o Programa de Saúde Mental, focando o programa “Crack, é Possível Vencer”. A adesão pela prefeitura aconteceu em 2013 e as ações, como o consultório de rua e o credenciamento de cinco leitos no Hospital Clínico de Corrêas para atendimento aos dependentes, serão iniciadas ainda em 2014.
A eleição dos novos membros da sociedade civil também foi assunto que marcou a primeira reunião do CMDCA de 2014. “A eleição da sociedade civil para o CMDCA é um processo democrático, de participação popular”, complementou a vice-presidente do conselho, Luciane Bomtempo.