Nesta última quarta-feira (12) o prefeito Rubens Bomtempo disse que confia na avaliação dos membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran) a respeito de um possível aumento da passagem de ônibus. Órgão máximo de instrumento de participação popular, o Comutran se reuniu na última terça-feira (11) e iniciou a discussão do tema em encontro aberto aos membros e população.
“Dar poder aos conselhos municipais é um compromisso de campanha assumido pelo prefeito”, destacou o presidente do Comutran e presidente da CPTrans, Gilmar Oliveira, ao lembrar que em 2010 e 2012 os aumentos da tarifa “foram feitos ao apagar das luzes e sem o respaldo do Conselho, criando até um subsídio considerado ilegal e anulado pela Justiça”, disse.
“A Prefeitura confia no Comutran, composto por pessoas que participam direta e indiretamente do sistema público de transportes da cidade. Eles são usuários e prestadores do serviço. Ninguém melhor para avaliar este reajuste”, disse Bomtempo. O prefeito destacou ainda que o importante é ter coerência: “ganhei as eleições afirmando à população que quem iria promover o reajuste seria o Comutran e não o prefeito. Vou acatar a decisão do órgão”, garantiu.
Quanto ao valor do reajuste solicitado pelas empresas de ônibus, Bomtempo considera um absurdo e acredita no bom senso das discussões do Conselho, também composto por representantes do Legislativo. Representantes da juventude fizeram várias perguntas durante a reunião, todas respondidas pelos principais membros. “É muito bom saber que os jovens estão participando deste fórum de discussões e que procuram entender a complexidade do tema. Estamos avaliando as planilhas e quanto mais transparência melhor para a população. Queremos evitar que erros do passado aconteçam novamente”, finalizou o presidente da CPTrans Gilmar Oliveira.
Petropolitanos são contra o aumento da passagem
O possível aumento da passagem do ônibus de R$2,65 para R$ 3,17 causou indignação entre petropolitanos que estão se mobilizando através de um evento no Facebook. Caso o Comutran decida aumentar o valor da passagem, haverá uma manifestação na próxima quarta-feira (19), na Praça Dom Pedro, às 16h.
Para mais informações, clique aqui.