Saúde

Dia D da campanha municipal de vacinação contra o HPV é neste sábado

A campanha de combate ao HPV vai ser intensificada neste sábado (15), com o Dia D de Vacinação contra o vírus HPV. 12 postos de saúde estarão abertos, vacinando meninas que têm entre 11 e 13 anos. O objetivo é facilitar o acesso às unidades de saúde para pais e responsáveis que não têm como levar as adolescentes para tomar a vacina durante a semana.

 A coordenadoria do setor de Epidemiologia ressalta que a faixa etária para imunização foi escolhida pelo Ministério da Saúde porque é nessa idade que o organismo da menina produz uma grande quantidade de anticorpos que vão protegê-la quanto ela estiver na idade adulta, quando, então, inicia a sua vida sexual. “É importante frisar que a vacina tem validade para a vida toda”, destaca a coordenadora do setor de Epidemiologia, Elisabeth Wildberger.

 A imunização é garantida com três doses da vacina. Para não perder a data, é preciso ficar atento: a segunda dose da vacina deve ser ministrada seis meses após a primeira aplicação e a terceira, cinco anos após a primeira. A vacinação está entre as estratégias de prevenção do ministério mais utilizadas no combate ao câncer de colo de útero, assim como a detecção precoce com a realização do exame papanicolau (conhecido como preventivo), o uso de preservativo e ações educativas.  A doença é a terceira causa de morte por neoplasias em Petrópolis. Representa cerca de 9% das mortes.

 O câncer de colo do útero manifesta-se normalmente a partir da faixa etária de 25 a 29 anos, aumentando seu risco até atingir o pico na faixa etária de 50 a 60 anos. A vacina que será distribuída pelo Ministério da Saúde é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos do HPV que podem causar a doença.

 Segue a lista dos postos que estarão oferecendo a vacina no Dia D:

 INSTITUTO DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CENTRO DE SAÚDE)

PSF ALTO DA SERRA

UBS QUITANDINHA

UBS MOSELA

UBS RETIRO

AMBULATÓRIO ESCOLA

HOSPITAL ALCIDES CARNEIRO

UBS ARARAS

UBS ITAIPAVA

UBS PEDRO DO RIO

PSF POSSE

SETOR DE EPIDEMIOLOGIA

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).