Nesta terça-feira (18), o Quarteto Rapsódico homenageará o Maestro Guerra-Peixe, durante a entrega do prêmio cultural que carrega o nome do compositor, a partir das 19h. Embora o evento seja para convidados, uma cota de ingressos será distribuída no Sesc Quitandinha, onde ocorre a premiação, a partir das 9h, na bilheteria. A apresentação faz parte da série Concertos Sesc Partituras que vai lembrar os 100 anos de nascimento do petropolitano Cesar Guerra-Peixe (1914 -1993).
Em um concerto de aproximadamente 60 minutos – incluindo solo, duos e trio –, a pianista Ruth Serrão e o Quarteto Rapsódia farão um passeio musical por um período de 15 anos da trajetória do instrumentista, de 1945 a 1960. No palco, haverá referências ao dodecafonismo dos anos 40 até o Trio (1960) para violino, violoncelo e piano, um clássico da música de câmera brasileira. O Quarteto é formado pela flautista Andrea Ernest Dias, pela violinista Ana de Oliveira, pelo violoncelista Marcus Ribeiro, além de Ruth Serrão.
O repertório dos concertos será inteiramente dedicado à obra do compositor. O site Sesc Partituras disponibiliza para download gratuito mais de 60 composições de Guerra-Peixe. O compositor, instrumentista e professor aprendeu violão com o pai aos 6 anos de idade e logo se interessou pelo bandolim, piano e violino. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música e estudou o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter em 1944, utilizando em suas composições inspirações em poemas de Mário de Andrade.
Em 1949 mudou-se para Recife onde estudou folclore. Como violinista, integrou a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC, o que permitiu a difusão de seu trabalho em rádios de música popular. Destaque no cenário musical nacional e internacional, Guerra-Peixe deixou um importante legado musical, que inclui mais de 13 discos de música erudita e contemporânea, além de pesquisas e publicações.