Saúde

[Nutrição] Os benefícios dos alimentos orgânicos

Ao se falar em hábitos alimentícios para uma vida mais saudável, muito se comenta sobre os alimentos orgânicos. Porém, você sabe o que são? Quais os seus principais benefícios? Como inseri-los em sua dieta? Na entrevista que segue abaixo, Sandra Regina do Nascimento, da Nutri Brotos, esclarece estas e outras dúvidas a respeito, confira:

O que é alimentação orgânica?

Resumidamente, podemos dizer que os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento, ou seja, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produtos que possam vir a causar algum dano à saúde dos consumidores e produtores.

Mas não podemos nos limitar a dizer que o alimento orgânico seja somente “sem agrotóxicos”. Além de serem cultivados sem fertilizantes químicos e agrotóxicos, estes alimentos também devem ser isentos de drogas veterinárias, hormônios, antibióticos, organismos geneticamente modificados, aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.

Quais os principais benefícios destes alimentos para a saúde?

O consumo destes alimentos evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Resultados de pesquisas e estudos têm demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer. Isto sem dizer nos benefícios que o consumo/produção dos orgânicos traz ao meio ambiente, que consequentemente são refletidos em benefícios a nossa saúde.

Os alimentos orgânicos possuem todos os nutrientes que o organismo precisa?

Sim, com certeza. E são mais nutritivos que os produzidos com agrotóxico, pois os solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo.

Como podemos começar a introduzi-los em nossa vida sem sermos radicais?

Sugiro que comece pelos vegetais e frutas, conforme itens de maior consumo. Uma pessoa adepta ao consumo de saladas, por exemplo, pode começar substituindo os ingredientes convencionais pelos orgânicos. Se fizer grande consumo de frutas, que faça a substituição destas. Desta forma, elas começam a mudar seus hábitos alimentares e a reduzir maiores riscos à saúde proveniente da ingestão de sustâncias químicas.

Vocês produzem seus próprios produtos na cidade? Quais produtos a Nutri Brotos oferece? Onde é a loja?

Nossa produção de brotos está localizada aqui mesmo em Petrópolis, no bairro de Pedro do Rio. Atualmente contamos com uma variedade de 12 brotos: alfafa, rabanete, girassol, beterraba, rúcula, trevo, mostarda, lentilha, nabo, feijão muyashi, agrião e trevo, e outros que estão em fase de teste e, em breve, já estarão disponíveis para venda.

Começamos a produção de brotos para consumo próprio da família e, aos poucos, começamos a fornecer para os amigos e comércios vizinhos, e a procura pelo produto foi aumentando. Agora, a marca Nutri Brotos pode ser encontrada em vários restaurantes da região, assim como em pequenos e grandes mercados, quitandas, lojas especializadas em orgânicos e horto mercados. Além de Petrópolis também fornecemos para o Rio de Janeiro e Teresópolis.

Ainda são poucas as pessoas que conhecem os benefícios que o consumo dos brotos pode trazer a saúde. O trabalho de conscientização anda lado a lado ao trabalho da venda e estamos, aos poucos, percebendo a mudança e interesse das pessoas em ter uma alimentação mais saudável.

 

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).