Cidade

Defesa Civil se reúne com engenheiros japoneses para a redução dos riscos de desastres naturais em Petrópolis

Técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Habitação se reuniram com quatro engenheiros japoneses para prevenção e resposta a desastres, habitação e planejamento. Dois engenheiros japoneses foram para a Habitação e dois para a Defesa Civil. Eles vieram coletar dados sobre Petrópolis para somar ao conhecimento teórico que possuem. Ao fim do convênio entre o Brasil e o Japão, serão produzidos manuais com orientações para planejamento urbano, reconstrução de áreas atingidas por desastres naturais e emissão de alertas preventivos.

Na Defesa Civil, os engenheiros japoneses conheceram o Plano de Contingência de Petrópolis. Apresentado em dezembro, o documento define, por meio de tabelas, de forma simples e prática, o que cabe a cada órgão no caso de um desastre das chuvas em Petrópolis. Os técnicos da Defesa Civil também falaram sobre o Plano Municipal de Redução de Riscos – a última versão é de 2007. A Prefeitura já contratou uma empresa especializada para atualizar o plano.

Sobre o aluguel social, os engenheiros Kitamura Tadanori e Toshinori Morita perguntaram se algum beneficiário continua morando em área de risco. O diretor técnico da Defesa Civil, o engenheiro Ricardo Branco, explicou que a secretaria realiza vistorias para a concessão do Aluguel Social, não autorizando o pagamento quando o imóvel representar risco para o morador. Técnicos japoneses já estiveram em Petrópolis em outras ocasiões nos últimos meses para conhecer as principais áreas de risco do município.

Os objetivos da parceria do governo federal com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) são o fortalecimento da cultura de prevenção em Petrópolis, Nova Friburgo (RJ) e Blumenau (SC) e o compartilhamento, entre os dois países, de experiências e tecnologias de monitoramento, prevenção e alerta. Em maio, dois técnicos da Prefeitura irão ao Japão para nova troca de experiências: a engenheira Ana Maria Zanetti, da Secretaria de Habitação, e o geólogo Yuri Garin, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).