Nesta última quinta-feira (29), o Sicomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis e a Fecomércio-RJ promoveram uma palestra e um curso explicativo sobre o e-Social, que vai mudar a relação entre empregados e empregadores de todos os setores de atividade.
A partir de outubro, o projeto do governo federal, também chamado de folha de pagamento digital, o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) será totalmente implantado, unificando o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.
O encontro foi ministrado pelo professor Roberto Duarte, da Pontífice Universidade Católica (PUC) de Belo Horizonte, convidado pela Fecomércio-RJ por ser um especialista no assunto. “Esse projeto é de extrema importância, pois afeta a vida de todas as empresas. Todo mundo que tem alguma relação de trabalho com alguém terá que utilizar o e-Social. Os lojistas precisam mudar, além da tecnologia, a forma de lidar com os empregados. Até mesmo acordos que hoje são feitos informalmente terão que passar pelo sistema do governo”, afirmou Duarte.
O palestrante destacou, também, que o processo de implementação do e-Social dentro das empresas não é fácil, podendo chegar a até dois anos. “Este é um processo irreversível e inevitável. Por isso, todos os lojistas devem se preparar para este novo momento”, disse, ressaltando que a fiscalização de todos os órgãos de controle do governo federal sobre as empresas ficará mais fácil e rígida a partir do novo sistema.
Além da melhoria na fiscalização, um dos objetivos do e-Social é reduzir a burocracia, uma vez que nove obrigações feitas pelas empresas a órgãos como o Caged, a Rais, a Dirf e a Gfip serão substituídos por um único envio, para o sistema eletrônico do e-Social – ambiente onde os órgãos colherão as informações necessárias.
Atividades como cadastramento de trabalhadores, admissão, demissão, afastamento, aviso prévio, férias, comunicação de acidente de trabalho, obrigações de medicina do trabalho, ações judiciais, retenções de contribuições previdenciária, além da própria folha de pagamento, Imposto de Renda retido na fonte e informações sobre FGTS estão incluídas.
Mais informações sobre cursos, palestras e outros eventos realizados no Sicomércio podem ser consultadas na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, na Rua Irmãos D’Angelo, 48 – coberturas 4 e 6, no Centro Histórico. O telefone é (24) 2237-0806. Outros dados podem ser obtidos também através do e-mail: sicomercio.petropolis2011@gmail.com.