Na 6ª edição do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado para acompanhar a evolução dos 5.565 municípios brasileiros, foi revelado que cinco dos sete municípios da região registraram evolução, mas mantiveram a classificação de desenvolvimento moderado. Petrópolis está entre os 10 municípios do Estado que mais evoluíram. A pesquisa mostra que o município, ao lado de Areal, teve o melhor desempenho na região, subindo da 14ª colocação no ranking estadual em relação ao estudo anterior, para a 7ª posição neste ano, com IFDM 0,7964. Areal saltou do em 31º lugar para o 11º (IFDM 0,7885).
Com recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.
Os resultados obtidos têm base em informações oficiais dos ministérios da Educação, Saúde, Trabalho e Emprego. Nesta edição foram utilizados os dados de 2011, o que permite a comparação do desenvolvimento dos municípios com o ano de 2010 – último ano da primeira década do século XXI. A metodologia foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro na segunda década do mesmo século.
Primeira colocada no ranking da Região Serrana, Petrópolis se manteve líder na região com avanço nas vertentes Emprego e Renda, e Educação. Areal, na segunda posição, também se destacou e foi o único município a apresentar avanço nas três vertentes, incluindo os altos conceitos em Emprego & Renda e Educação.
Todas as cidades da região avançaram no IFDM-Educação. Paraíba do Sul foi o que alcançou a melhor avaliação (0,8307), tendo sido considerada com alto desenvolvimento, a única da serra nesse patamar.
O IFDM-Saúde, na região, foi a vertente com maior número de municípios com alto desenvolvimento: Petrópolis (0,8448), Areal (0,8418) e Paraíba do Sul (0,8415), com destaque para Areal, que avançou 11% frente a 2010, alcançando, assim, o alto desenvolvimento em saúde básica.
Na vertente Emprego e Renda, os municípios da região se concentraram nas classificações intermediárias: quatro apresentaram desenvolvimento moderado, dois registraram desenvolvimento regular e apenas um ficou com alto desenvolvimento: Areal.
No ranking geral do estado do Rio, Resende ocupa a primeira posição, com 0,8349 ponto. Em seguida, está Volta Redonda, que se destacou por ser a única cidade a registrar alto nível de desenvolvimento nas três vertentes analisadas pelo IFDM, status conquistado por conta do expressivo avanço no IFDM-Emprego e Renda e à melhora no IFDM-Educação. Já a terceira colocação no ranking estadual é ocupada por Nova Friburgo, seguida do município do Rio de Janeiro, que também ultrapassou a fronteira do alto desenvolvimento devido, principalmente, ao avanço da variável Educação. Entre as capitais brasileiras, o Rio é a 9ª melhor colocada. Japeri se manteve na última colocação no ranking do estado do Rio.
Clique na tabela abaixo para ampliá-la:





Ai estamos vendo que a cidade de Três Rios é só marketing, um prefeito que gasta fortuna com a mídia e só fala abobrinha e mentira.
Olha eu não sou otário.