Agenda cultural

“Roda Viva” acontece nesta quinta-feira na Praça Visconde de Mauá

Nesta quinta-feira (5), a Praça Visconde de Mauá recebe a “Roda Viva” ou “Roda Cultural do CDC”, a partir das 16h, que reúne diferentes manifestações da cultura urbana, como  grafite, campeonatos de skate, declamação e leitura de poesia, intervenções circenses, show musical, batalhas entre MC’s, debate e biblioteca volante com trocas e empréstimos, além de ações beneficentes, como arrecadação de agasalhos para doação a instituições de cunho social.

Para o evento, uma mudança, proposta pelos organizadores como melhoria em relação ao anterior, é a definição e divulgação antecipada do assunto a ser discutido no debate que integra a programação. Neste mês, será Sexualidade e Saúde. Estão confirmados dois debatedores das seguintes instituições: Faculdade de Medicina de Petrópolis e DIP-DST AIDS da Secretaria Municipal de Saúde. A Nação Hip Hop determinará o mediador entre um de seus integrantes. Ficou também acertado que a Fundação de Cultura e Turismo (FCTP) fará um acompanhamento mais próximo das atividades, e receberá um relatório indicando pontos positivos e negativos, bem como quanto de trocas e empréstimos de livros foram feitos, quantos agasalhos foram recolhidos e para que instituição foram doados, bem como outras informações das atividades culturais realizadas.

Já a exposição “Juventude em ação” terá sua inauguração antecipada para esta quinta-feira, para integrar o evento. Ela exibe, de maneira original, imagens dos jovens petropolitanos clicados durante suas horas de lazer, em plena fruição dos espaços públicos. Montada pelo fotógrafo Sebastião Barbosa, uma estrutura de tubos em forma de oca, vazada, vai exibir, lado a lado, as fotos feitas por ele e as que foram clicadas, a seu convite, pelos próprios jovens, retratando seus parceiros de atividades. “Juventude em Ação” será inaugurada às 18h30. Após o evento, a exposição seguirá para a Praça da Liberdade, onde ficará de  7 a 22 de junho, podendo ser visitada das 9h às 21h.

Sobre a “Roda Viva”

A Roda ‘Roda Viva’ é um movimento espontâneo organizado pela própria juventude, que começou na Praça D. Pedro, em fevereiro de 2010. O segundo evento já foi transferido para a Praça Visconde de Mauá, em frente ao Centro de Cultura (o CDC, como eles chamam), tornando-se a Roda Cultural do CDC Roda Viva. Seus iniciadores, os jovens Lucas Sixel e os MCs Durango Kid e Thiago Antunes, defendem que arte e cultura tem de estar acessível a todo mundo. E quiseram dar voz aos jovens, ocupando os espaços públicos, o que se traduz em benefício para toda a sociedade.

“Quem se sente excluído, sem voz, quer é tacar fogo na sociedade”, comenta Lucas. “Mas quando se dá à pessoa espaço para se manifestar, ela se sente útil, com voz ativa, e vai querer mostrar o melhor potencial que tem a oferecer. Inclusive, libertando-se de vínculos negativos como o das drogas, por exemplo”, conclui.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).