Foto: Isabela Lisboa
Após reunião com a CPTrans, a Fundação de Cultura e Turismo anunciou que o palco da Bauernfest será montado bem ao lado do Palácio de Cristal sobre o rio Quitandinha, entre as ruas Alfredo Pachá e Padre Siqueira, na altura da Cervejaria Bohemia. Inicialmente, o palco seria montado sobre a ponte entre a Alfredo Pachá e a Casa do Visconde de Mauá. A parte mais baixa da estrutura que já havia sido instalada foi desmontada logo após a reunião e removida do local. Agentes da CPTrans liberaram, imediatamente, o trecho para o tráfego de veículos.
Segundo o presidente da CPTrans, Gilmar de Oliveira, o fechamento da ponte entre a Rua Alfredo Pachá e a Casa do Visconde de Mauá provocou retenções maiores do que as esperadas e, por isso, o governo decidiu transferir a estrutura para a área próxima à cervejaria, onde o palco foi montado no ano passado. “A instalação do palco na ponte foi pedida por pessoas que contribuem, todos os anos, com a realização da festa. Este ano, com a integração da Casa do Visconde de Mauá ao evento, a localização nos parecia de fato a melhor, mas, apesar dos esforços para provocar o menor transtorno possível, percebemos que a medida adotada não foi a melhor. A mudança da localização do palco tem como principal objetivo minimizar os reflexos da realização da festa no trânsito”, explicou Thaís Ferreira, presidente da Fundação de Cultura e Turismo.
A estrutura do palco começa a ser montada sobre o rio Quitandinha na manhã desta quarta-feira (25). O trabalho pode provocar o fechamento parcial da Rua Padre Siqueira em alguns momentos. O mesmo pode acontecer na Rua Alfredo Pachá, onde também será instalado o pórtico da festa. Segundo informações da CPTrans, apenas a Alfredo Pachá será fechada ao tráfego de veículos entre os dias 16 de junho e 6 de julho. A 25ª Bauernfest será realizada entre os dias 27 de junho e 6 de julho.
Já presenciei uma Bauernfest onde o palco foi montado exatamente de onde foi retirado, em frente à Casa do V de Mauá. No entanto havia um outro palco na mesma festa nos jardins do Palácio de Cristal e, ainda, o Bar Luís, com uma culinária essencialmente alemã. O Palco nos jardins do Palácio de Cristal( onde é o coração da festa) é viável, possível e não causa transtornos, até pela experiência de edições anteriores .O Palco na altura da Cervejaria Bohemia fica longe da essência da Festa, praticamente na saída da Bauernfest e o som das singulares músicas germânicas não é sequer ouvido pela grande massa que está ali no Palácio de Cristal. Vejam os vídeos de edições anteriores, onde o fluxo de visitantes era tão grande quanto e vejam como é possível voltar com o Palco de uma vez por todas para o seu lugar original, ali nos jardins do Palácio de Cristal. Dá até para manter os dois palcos se assim é o desejo do Poder político da cidade: um nas imediações da Bohemia e o outro nos jardins acima citados. Façam uma enquete nesta festa sobre esse assunto e surpreendam-se !!!