Foto: reprodução
A Semana de Luta Contra as Hepatites Virais foi encerrada na última sexta-feira (1º) e durante a campanha, foram realizados 131 testes rápidos para a detecção da doença.
“Intensificamos os trabalhos durante a campanha, mas é preciso dizer que continuamos oferecendo os testes rápidos para a população”, informou a coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Maria Inês Ferreira. Quem quiser realizar o exame (que fica pronto em 20 minutos) pode procurar a sede do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, às terças-feiras entre 12h30 e 17h; às quartas de 12h30 as 19h30 e às sextas-feiras de 7h30 às 12h30.
A vacinação contra a hepatite B também continua nas unidades da rede e no Setor de Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp) e é indicada para todas as pessoas com idade até 49 anos ou para os públicos específicos (independente da idade), conforme indicações do Ministério da Saúde. São eles: gestantes após o primeiro trimestre de gestação, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, carcereiros de delegacias e de penitenciárias, coletor de lixo hospitalar e domiciliar, doadores de sangue, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, público LGBT, pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, dentre outros), manicures, pedicures e podólogos, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis e inaladas, portadores de DST e caminhoneiros, entre outros.