O Bunka-Sai, Festival de Cultura Japonesa, vai começar na próxima sexta-feira (8), mas a abertura oficial é nesta quinta-feira (7), com a oficina de dança Butoh do professor e bailarino Alain Alberganti. O evento acontece no Theatro D. Pedro, das 14h às 19h. A entrada é gratuita.
Expressão artística do Japão contemporâneo, o Butoh é uma dança surgida no pós-guerra – década de 1950 – que ganhou o mundo na década de 1970. Criada por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno, a dança mistura elementos do teatro tradicional japonês e da mímica com as influências ocidentais dos movimentos de vanguarda na arte, como o expressionismo e o surrealismo. Seus movimentos buscam a expressão dos conteúdos internos do bailarino. Baseia-se na introspecção do dançarino e abertura para o mundo, mexendo com temáticas universais.
Além dos movimentos de vanguarda europeia, seus criadores também se inspiraram nas danças japonesas Nô e Bugaku. Assim, a dança Butoh expressa o sentimento universal, a verdade nua e crua do ser humano de qualquer nacionalidade. Tanto para o bailarino quanto para a plateia, esta forma de arte faz com que as máscaras sociais sejam arrancadas e cada um seja brutalmente desvendado, levando ao desconforto que obriga o ser humano a buscar seu verdadeiro eu. Desta forma é que se compreende o intento de seus criadores de que ela não seja apenas uma dança, mas uma filosofia.
Alain Alberganti é diretor, performer e professor de teatro e dança em universidades cariocas e escolas especializadas, como a de Angel Vianna. Doutor em Estética (Teatro e Dança) pela Universidade Paris 8 (França), onde aprendeu em estudos avançados, as técnicas da dança butoh no estilo de Min Tanaka. Estudou no Japão com Kazuo Ohno, um dos criadores dessa dança e apresentou um espetáculo em Paris, com a bailarina japonesa de butoh Maki Watanabe. Além da oficina de Butoh no teatro, ele apresentará no Palácio de Cristal o espetáculo “Obriga(t)o Kazuo”, uma performance desta dança criada especialmente para a festa japonesa deste ano.
Confira a programação completa do Bunka-Sai aqui.