Na última sexta-feira (28) foi inaugurada a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Serrana e a Base Descentralizada do Samu na Posse. O serviço, que funciona há sete meses em Petrópolis e vinha sendo implantado em outras cinco cidades fluminenses, já recebeu mais de 18 mil chamadas. Além de Petrópolis, o Samu regula as ligações de São José do Vale do Rio Preto, Cachoeiras de Macacu, Sumidouro, Carmo e Cantagalo.
A Base Descentralizada da Posse, aberta agora, vai contar com uma ambulância básica e atenderá aos moradores dos distritos. As chamadas gratuitas pelo número 192 serão reguladas pela Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Serrana, localizada na Avenida Barão do Rio Branco.
Durante a solenidade, o secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, apresentou o balanço de sete meses do Samu. Entre abril e novembro de 2014 foram registradas 18.657 ligações, entre elas 3.151 trotes. Convulsões e alcoolismo representaram a maioria dos atendimentos, seguidos de quedas, síncope e colapso, dor abdominal e pélvica e colapso.
Como é o atendimento do Samu?
– A ligação (192) é atendida por técnicos da Central de Regulação, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefone para o médico regulador. Este profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento na hora, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações;
– o médico avalia o melhor procedimento para o paciente,
– orienta a pessoa a procurar uma unidade de saúde,
– envia uma ambulância de suporte básico para o local,
– e de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro.
Veja algumas situações em que o Samu deve ser chamado:
. Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
. Em caso de intoxicação;
. Em caso de queimaduras graves;
. Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
. Em casos de afogamentos;
. Em caso de choque elétrico;
. Em acidentes com produtos perigosos;
. Para socorro a pacientes com surtos psiquiátricos.